Apenas 55 dias após seu lançamento, o Sine Móvel completa, nesta quarta-feira (16/4), 1 mil quilômetros rodados por Curitiba, levando para mais próximo do cidadão as oportunidades de trabalho e realizando encaminhamentos para processos seletivos e entrevistas de emprego.
Desde o dia 21/2, quando a unidade itinerante do Serviço Nacional de Emprego (Sine) municipal começou a funcionar, foram 902 pessoas atendidas e 1.110 encaminhamentos para entrevistas de emprego feitos. A marca foi alcançada no trajeto até o Terminal do Barreirinha, às 15h30 desta quarta-feira.
“Além de ter ultrapassado mil encaminhamentos realizados em menos de dois meses, o Sine Móvel também levou para mais perto do trabalhador desempregado que está em situação de vulnerabilidade econômica o acesso ao benefício do Programa Tarifa Zero em Busca do Emprego, que assegura o transporte gratuito para que a pessoa compareça à entrevista agendada”, ressalta o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
Em média, um em cada quatro trabalhadores que receberam encaminhamentos também receberam o benefício do Tarifa Zero, programa também lançado em 21/2 pelo prefeito Eduardo Pimentel e pelo vice, Martins. Dos 902 atendimentos, 211 se enquadraram nos requisitos para serem beneficiados pela isenção tarifária.
Os primeiros 1 mil km pelo Sine Móvel foram rodados em 38 dias úteis de atendimento, em diferentes pontos da cidade, em mutirões de emprego, Ruas da Cidadania, terminais de ônibus e pontos de atendimento da FAS.
Próximos atendimentos
O veículo não opera entre os dias 17 e 21/4, período de recesso da Prefeitura pelos feriados da Sexta-feira Santa, Páscoa e Tiradentes, e retoma o atendimento no dia 22/4 (terça-feira), quando estará no Terminal do Boa Vista. Nos dias seguintes, até o final de abril, passa por outros quatro terminais de ônibus e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no Alto Boqueirão e no Caximba.
Novos serviços
Os Sines curitibanos vão ganhar, em breve, mais um serviço da Prefeitura em apoio ao trabalhador e às empresas da cidade, com a inclusão do Programa Vale-Qualificação, que será gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e está em fase de formatação, com apoio da sociedade.
A Secretaria também estuda novas ações do Sine Móvel, como atendimento em parceria com outras instituições de apoio ao cidadão.
Unidades “fixas”
Além do veículo itinerante, o Sine tem outras dez unidades em funcionamento - nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC - que realizam atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em todas as unidades, o atendimento é feito por ordem de chegada.
Para ser atendido em uma das unidades do Sine curitibano, o trabalhador deve ter a partir de 14 anos, para oportunidades de aprendizagem, e a partir de 18 anos, para oportunidades de trabalho com jornada de 8 horas por dia.
Além da consulta de vagas e encaminhamentos para os processos seletivos com os empregadores, os 11 Sines municipais orientam sobre a emissão e utilização da Carteira de Trabalho Digital e, a partir de agora, a isenção de créditos no transporte.
Veja onde encontrar o Sine Móvel - entre 22 e 30/4
Horário: das 9h às 15h30
- 22/4 (terça-feira) - Terminal Boa Vista
- 23/4 (quarta-feira) - Terminal Santa Felicidade
- 24/4 (quinta-feira) - Cras Alto Boqueirão (Rua Wilson Dacheux Pereira, 1490)
- 25/4 (sexta-feira) - Cras Caximba (Estr. Delegado Bruno de Almeida, 8280)
- 28/4 (segunda-feira) - Terminal Campo Comprido
- 29/4 (terça-feira) - Terminal Fazendinha
- 30/4 (quarta-feira) - Terminal Portão