O Setor de Orgânicos do Mercado Municipal completa 14 anos de existência neste domingo (12/2). O local foi o primeiro do país na oferta de alimentos e outros produtos orgânicos em um mercado municipal.
Entre os produtos oferecidos no setor estão carnes, grãos, sucos, leites, chocolates, cosméticos e até roupas. Atualmente, são cerca de 13 comerciantes de produtos sem agrotóxico ou algum tipo de hormônio (no caso das carnes, por exemplo).
A garantia da procedência e de que os alimentos são realmente orgânicos é um dos diferenciais do setor no Mercado Municipal. Tudo é elaborado de forma sustentável, já que o orgânico não é somente um produto sem agrotóxicos ou insumos químicos.
De acordo com o diretor do Departamento de Operação Agroalimentar da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Eliseu Alves Maciel, todos os produtos comercializados, como hortifrutigranjeiros, ovos, carnes e cosméticos, passam por um constante monitoramento das equipes da Prefeitura.
“Nosso objetivo é garantir a qualidade para a população. Os consumidores que optam por consumir uma verdura ou fruta orgânica do nosso setor sabem que os produtos, além de saudáveis, têm procedência com sustentabilidade econômica e ecológica na sua produção”, afirma Eliseu.
Mais saudável
Os orgânicos fazem parte da forte demanda por produtos saudáveis e sustentáveis. Segundo o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a produção de orgânicos não contém agrotóxicos, transgênicos ou fertilizantes sintéticos, ao contrário do sistema convencional.
De acordo com ele, outro fator considerável é a competitividade. “Hoje nossas hortaliças no Setor de Orgânicos já estão mais acessíveis e têm preço bastante competitivo com o tradicional”, observa Gusi.
O setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba fica na entrada da Rua da Paz. O local abre de terça a sábado das 8hs às 18hs.
Rede de orgânicos
Além do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, Curitiba conta com 14 feiras orgânicas da Prefeitura. Nos espaços, são comercializados, além de frutas e verduras, carnes, grãos, sucos, leites, chocolates, cosméticos e até roupas sem produtos químicos na fabricação.
São 12 feiras orgânicas diurnas, que ocorrem das 7h às 12h; e duas feiras orgânicas noturnas, que ocorrem das 16h às 20h.