Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Primeiros Passos

Sete mil estudantes de Curitiba desenvolvem ações de empreendedorismo sustentável

Sete mil estudantes de Curitiba desenvolvem ações de empreendedorismo sustentável. Curitiba, 07/11/2024. Foto: Luiz Costa/SME

Sete mil estudantes do Ensino Fundamental de escolas municipais de Curitiba participaram, ao longo deste ano, do projeto Educação para o Empreendedorismo Sustentável – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido pelo programa Linhas do Conhecimento em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Paraná. O projeto está em expansão na rede municipal de ensino desde 2017, quando 1,7 mil estudantes participavam.

Nesta quinta-feira (7/11), foi realizada a feira de encerramento do ano, na Universidade Livre do Professor (ULP), na CIC, onde as crianças apresentaram projetos e compartilharam experiências. Participaram estudantes, professores e a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira.

A ação incentiva a cultura empreendedora aliada ao desenvolvimento da cooperação, inovação e cidadania. É realizada em escolas com educação integral em tempo ampliado do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, pela metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Os professores envolvidos passam por uma formação específica.

Os estudantes desenvolvem produtos e brinquedos com o reaproveitamento de materiais recicláveis, entre outras atividades pedagógicas ligadas ao empreendedorismo. Ao longo dos anos, já criaram lojas de temperos, de artesanato, velas decorativas, reformaram brinquedos usados, entre outras ideias.

O coordenador do Programa Linhas do Conhecimento, Gustavo Prestini, reforça que o Jovens Empreendedores estimula a cultura de cooperação, de inovação, sustentabilidade, ética e cidadania.

“É um estímulo à autonomia e criatividade dos estudantes. Eles aprendem a buscar oportunidades, a correr riscos calculados, planejar, entre outros comportamentos empreendedores”, relata Prestini.


Em alta