Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transformação digital

Servidores são preparados para utilizar ferramenta de business intelligence

Treinamento de BI (business Intelligence) da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, no Imap. Curitiba, 14/12/2022. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), realiza nesta semana mais uma edição do curso de Business Intelligence (BI), estratégia que utiliza os dados gerados pelo município para produzir inteligência e auxiliar no processo decisório das diversas iniciativas lideradas pela Prefeitura de Curitiba.

Servidores das secretarias de Finanças, Urbanismo, Procuradoria-Geral do Município e da Smap participaram do curso conduzido, desta vez, por Bruno Gonçalves de Lara, do Núcleo de Tecnologia.

 

“O produto BI é uma entre tantas outras iniciativas do município para a transformação digital que queremos para Curitiba. Além dela, temos a consolidação de um sistema de login único para o cidadão, o e-Cidadão, o Wi-Fi Curitiba, programa de internet gratuita para os cidadãos, presente em mais de 300 pontos da cidade. E ainda o portal de Curitiba e o Curitiba App como concentradores de todos os serviços públicos, para que possam ser facilmente acessados a qualquer momento, de qualquer lugar”, defende o secretário da Smap, Alexandre Jarschel de Oliveira.

 

Nas aulas são compartilhados conhecimentos e utilizadas experiências práticas que permitem maior aprofundamento do conhecimento. O curso é dividido em dois módulos e ainda em dezembro um novo grupo participará da formação. A servidora Andrea Duarte também ministra as aulas.

A utilização do BI nas secretarias e órgãos da Prefeitura integra o Programa Viva Curitiba Tecnológica.

 

 

Nova cultura

Curitiba aposta em maneiras de estimular a colaboração e a participação dos diversos órgãos que se materializam em ações inovadoras para incentivar a cultura da busca da inteligência em dados para a tomada de decisão mais ágil e assertiva. A assessora técnica da Superintendência de Tecnologia da Informação da Smap, Carla Flores, ressalta a importância de observar o ambiente interno e identificar competências nos servidores que possam agregar valor e conhecimento às operações.

“A intenção é formar o servidor e criar a cultura da inteligência. É uma nova forma de implantar tecnologia em parceria com as secretarias: adotando a tecnologia, coletando feedbacks, conhecendo as peculiaridades de cada uma das pastas para prover as melhores soluções. Acaba sendo um processo colaborativo e que se retroalimenta”, explica Carla.

Antes de dar início ao treinamento, em 2021, a Smap pesquisou as melhores ferramentas de mercado e, em parceria com a Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF), realizou a primeira prova de conceito (teste) com duas ferramentas bem avaliadas. Sem comprometer o atendimento ao cidadão, por alguns meses, foram feitos testes utilizando os dados gerados e experimentando a aplicação das informações da SMF.

As secretarias interessadas podem aderir quando quiserem. O curso é destinado aos que querem aprender sobre conceitos de dados e níveis de informação e queiram colaborar com seu conhecimento para gerar inteligência. “É uma combinação de tecnologia e conhecimento da operação”, conclui Flores.

A recomendação aos gestores das pastas é para que entrem em contato com os núcleos de tecnologia de cada secretaria ou órgão, para inscrever seus servidores. Se necessário, a Smap poderá desenvolver treinamentos customizados para a área.