Servidores e estagiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) participaram, nesta quarta-feira (30/9), do curso sobre Direitos Humanos, Diversidade e Gênero. O tema foi conduzido pelo guarda municipal Marcos Araújo, no auditório do Edifício Delta, sede do Instituto. A apresentação faz parte de uma série de temas que o IPMC tem abordado para aprimorar o atendimento prestado pelo Instituto.
De acordo com o experiente guarda municipal, o entendimento do servidor para os temas relacionados aos grupos de gênero é fundamental. “O assunto é de extrema importância para toda a sociedade. Nós, servidores, somos formadores de opinião. A melhor forma de vencer o preconceito é com o conhecimento”, resumiu ele que integra a equipe de instrutores da área de Direitos Humanos da corporação municipal e trabalha na Prefeitura de Curitiba há quase 28 anos.
“O mundo hoje é plural. Temos a missão, através do atendimento que prestamos, de sermos exemplo para a sociedade. Como servidores que somos, cada um de nós representa a administração pública”, reforçou o palestrante.
Aos participantes, Araújo observou que cada servidor tem as suas convicções pessoais. “Mas devemos também respeitar os valores dos outros”, destacou.
Qualificação
O diretor de Previdência do IPMC, Hélio Pizzatto, acompanhou a apresentação. Segundo ele, a expectativa do Instituto é que, cada vez mais, o atendimento do IPMC esteja qualificado para as necessidades dos servidores, aposentados e pensionistas.
O número de pessoas atendidas pelo IPMC é de cerca de 19 mil.
Já foram abordados temas como a Lei Complementar 133/2021, que modificou as regras de previdência e atende o que está estabelecido na Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019).
Também haverá cursos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e averbação de tempo de contribuição e emissão de Certidão de Tempo de Contribuição.
Acompanharam a apresentação a inspetora Cleusa Pereira e o supervisor Aparecido Carlos de Oliveira.