Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aposentadoria

Servidores de Curitiba podem aprender sobre previdência complementar em curso online gratuito

Servidores de Curitiba podem aprender sobre previdência complementar em curso online gratuito.

Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição vinculada ao governo federal, oferece o curso de Previdência Complementar para Servidores Públicos. Destinado a servidores de todo o país, o curso apresenta, de forma simples e didática, o sistema de previdência social do Brasil, com foco na previdência complementar. 

O curso tem carga horária de 25 horas e é dividido em quatro módulos. Para se inscrever, acesse este link, clique em “Inscreva-se” e preencha o cadastro.

Textos, imagens, tabelas e vídeos informativos fazem parte do material do curso que aborda os principais conceitos, os planos de benefícios e explica como monitorar e acompanhar a previdência complementar. 

“A finalidade é proporcionar uma renda adicional no momento da aposentadoria. Assim, garantindo maior qualidade de vida, um bem-estar financeiro”, afirma Elaine Cavalcanti, uma das professoras do curso. 

Servidores municipais de Curitiba

Desde a Emenda Constitucional 103/2019 – a Reforma da Previdência – servidores públicos ocupantes de cargo efetivo devem contar, por direito, com a opção da previdência complementar. Os entes federal, estaduais, municipais e o Distrito Federal precisam oferecer esta opção aos seus servidores.

Em Curitiba, desde janeiro de 2019, todos os servidores que ingressam no quadro como estatutários contam com a previdência complementar da Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba (CuritibaPrev – Aprev do Servidor).

Servidores novos são automaticamente cadastrados e passam a construir a sua previdência complementar, para garantir uma aposentadoria adicional no futuro. Para este grupo, de acordo com a Constituição Federal e com a legislação municipal de Curitiba, o valor das aposentadorias e pensões fica limitado ao teto dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, que atualmente é de R$ 7.786,02.

Mesmo tendo a previdência complementar, os servidores municipais da Prefeitura de Curitiba mantêm, obrigatoriamente, vínculo com o regime próprio de previdência, de responsabilidade do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba). Todos os servidores aprovados em concurso público se aposentam obrigatoriamente pelo IPMC.