Durante três dias, servidores das secretarias municipais do Meio Ambiente, de Obras Públicas, da Defesa Social e Trânsito, da Cohab, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e do Hipervisor Urbano participaram da Oficina de Projeto Bacia do Rio Belém - Soluções Baseadas na Natureza, ministrado por especialistas e consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O seminário foi realizado de quarta a sexta-feira (27 a 29/11), no Teatro Cleon Jacques, no Memorial Paranista do Parque São Lourenço.
Além de discussões de ideias e exercícios práticos, os 50 servidores também fizeram uma visita técnica ao Rio Belém, desde a nascente, no Norte, até a foz, no Sul da cidade. A organização do seminário foi feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pelo Ippuc.
A secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, participou do encerramento da oficina, quando as equipes de servidores apresentaram ideias com soluções baseadas na natureza para o trecho da nascente da bacia do Rio Belém, a região central, e a foz da bacia do Rio Belém, que desemboca no Rio Iguaçu, no bairro Boqueirão. Novas áreas verdes, jardins de chuva, mais áreas permeáveis e conservação do rio foram algumas das soluções apresentadas.
“Fazer essas reflexões junto com os especialistas mundiais do BID é extremamente importante para Curitiba. Nossos parques lineares já são soluções baseadas na natureza e ajudam a combater a emergência climática. Com esse seminário, os servidores da Prefeitura tiveram contato com pessoas que são referência mundial em soluções baseadas na natureza”, explicou Marilza.
A bacia do Rio Belém foi definida como tema de estudo por conta do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que aponta a região como mais suscetível a riscos com as mudanças climáticas.
O especialista sênior de Habitação e Desenvolvimento Urbano e membro da representação do BID no Brasil, Diego Arcia, afirmou que o trabalho desenvolvido no seminário se baseou em inovações e soluções para os ambientes construídos da cidade.
“É um trabalho conjunto, onde aprendemos junto com o município para criar esse novo espaço na bacia do Rio Belém. Queremos ter soluções de longo prazo e levar essas soluções de Curitiba para outras regiões da América Latina”, disse Arcia.
A qualidade da equipe da Prefeitura de Curitiba foi destacada pela consultora de Planejamento de Soluções Baseadas na Natureza do BID, Cecília Polacow Herzog. “Aqui refletimos a mudança de paradigmas para encontrar novas respostas para os desafios das mudanças climáticas. A equipe da Prefeitura de Curitiba é espetacular. A cidade é inovadora e já traz boas soluções, como os parques lineares e muita área verde”, afirmou Cecília.