Com a contribuição de mais de 37 mil pessoas, as hortas comunitárias, escolares e institucionais são destaque do vídeo semanal do Curitiba Viva Bem desta quarta-feira (6/12). Abertas a toda a população, o convite desta semana é feito especialmente aos servidores da Prefeitura de Curitiba.
“É importante apoiar as hortas porque elas trazem aprendizados sobre a natureza e o cultivo de alimentos, e ainda proporcionam um ambiente mais verde e agradável para a convivência. Além disso, esses espaços incentivam a prática de atividades ao ar livre e o contato com a natureza”, defende o técnico agrícola da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Wilians dos Santos Silva, que apresenta o vídeo.
Fomentar as hortas comunitárias é parte de uma política permanente da Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN). Atualmente, a capital paranaense conta com mais de 150 hortas.
Confira o vídeo dessa semana
Segurança alimentar e mais
Segundo Wilians dos Santos Silva, esses locais proporcionam outros ganhos. “Trabalhamos aspectos relacionados à educação ambiental, as hortas ocupam vazios urbanos, exploramos temas como o uso racional da água e formas de compostagem. As hortas promovem ainda a polinização por meio dos Jardins de Mel”, ensina o servidor da SMSAN.
Para participar de alguma horta existente na cidade, o servidor e demais cidadãos da cidade podem entrar em contato pelo e-mail agriculturaurbana@curitiba.pr.gov.br ou pelo whatsapp (41) 9925-8575. A equipe pode informar a localização da horta mais próxima do endereço desejado, mas não os dados pessoais do seu coordenador. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Já para implantar uma nova horta, o pedido deve ser encaminhado por representante de associação de moradores organizada, com pelo menos dez moradores interessados. Veja os detalhes aqui.
Saiba como participar
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.