O primeiro dia do encontro de preparação para a aposentadoria, nesta segunda-feira (7/8), reuniu cerca de 50 servidores de carreira da Prefeitura de Curitiba, de diferentes áreas, no Salão Nobre do Palácio 29 de Março. O encontro continua nesta terça-feira (8/8).
A iniciativa inédita do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) apresenta temas importantes e profundos. A expectativa é despertar a reflexão para que cada servidor pense a respeito e esteja realmente preparado quando chegar o dia da aposentadoria.
Durante três tardes, os encontros tratarão de temas como saúde e bem-estar na aposentadoria; aspectos financeiros desta etapa da vida; a importância do plano de vida. No último dia do encontro, quarta-feira (9/8), os participantes terão ainda a possibilidade de fazer a simulação da sua aposentadoria e receber orientações sobre seu caso específico.
Onde você quer estar?
No primeiro dia do encontro, uma apresentação teatral, conduzida pelo ator Aparecido Massi, gerou reflexão sobre futuro e sonhos.
“Estar aqui hoje e ver uma apresentação como esta é super importante, porque te motiva a pensar. Se você não vem, você não pensa”, se emociona Olga Mara Prestes, servidora há 32 anos.
Aos 59 anos, ela trabalha no planejamento do transporte da cidade no Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e já pode se aposentar. “Isso é difícil, porque eu gosto demais do meu trabalho e preciso me preparar para esse momento. A palestra veio em boa hora”, explica.
“O objetivo é que vocês se encontrem no que amam fazer. A aposentadoria é o momento de fazer o que você sempre sonhou”, encorajou o diretor de Previdência do Instituto, Hélio José Pizzatto, que conversou com os servidores sobre a importância da família, dos amigos e do autocuidado nesta etapa da vida.
Manuel Eugênio Ribas, 65, servidor há 32 anos, explica os seus planos. “Saio da reunião de hoje reflexivo e diferente de como entrei. Pensar nos meus sonhos e voltar a fazer teatro serão os meus primeiros passos para me preparar para a aposentadoria que vem em dois anos”, planeja o servidor da Procuradoria-Geral do Município (PGM).
Maria Tereza Gonçalves vem se preparando há um tempo. Apesar de só poder se aposentar no próximo ano, ela já mantém atividades em seu dia a dia. Assistente social, há 31 anos, Maria Tereza reforça a importância dos encontros “Se fizermos tudo o que vai ser dito durante esses três dias, poderemos alcançar a longevidade que tanto procuramos”.
O diretor convidou os participantes para que assistam a todas as palestras. “Nossa parte a gente faz, que é garantir a sua aposentadoria. Agora ouçam cada um dos especialistas com atenção e cuidem-se para que aproveitem esta etapa com muita alegria”, instiga Pizzatto.
O convite para participação no programa foi feito a servidores que devem se aposentar até 2025 e que recentemente estiveram no IPMC e manifestaram interesse. Outros servidores interessados puderam se inscrever.
Novas edições do programa serão preparadas para os próximos meses.
Servidores que tenham interesse em participar da primeira edição do encontro de preparação para a aposentadoria podem entrar em contato com o IPMC pelos telefones 3350-9185 ou 3350- 9516.