Um grupo de servidores da Educação retornou, nesta terça-feira (5/3), às aulas de natação no Clube da Gente Bairro Novo. Motivados e cheios de energia, eles se encontraram às 6h30 para o início da atividade conduzida pelo professor de Educação Física Ronaldo Pazinatto, 58 anos, que integra a equipe do Núcleo Regional da Educação no Bairro Novo e, voluntariamente, lidera a atividade com os colegas servidores.
“Foi muito bom! Os que iniciaram hoje se sentiram bem, estamos fazendo uma ambientação para que não tenham medo da água”, revela Pazinatto. Ele lembra que a ideia de reunir os servidores da Educação surgiu há alguns meses.
O horário escolhido é uma hora e meia mais cedo que o da abertura do Clube da Gente. “O pessoal se mostrou participativo e interessado e a gente propôs começar um grupo”, conta. A ideia foi marcar um horário que o Clube da Gente não estivesse em funcionamento, para que não interferisse nas outras turmas.
O grupo é formado por pessoas em diferentes níveis de habilidades, incluindo os que não têm familiaridade com a piscina. “As pessoas começaram a praticar e a evoluir. Em algum tempo, estavam nadando praticamente sozinhas”, conta Ronaldo sobre as aulas em 2023.
Cheiro de cloro e muita disposição
Dioury de Andrade Bueno, de 29 anos, já tinha feito natação na adolescência e voltou a praticar com as aulas de Ronaldo no Clube da Gente no ano passado. Ele estava sem fazer atividades físicas e sentiu a necessidade de retornar. “Voltar foi muito gostoso, o cheirinho de cloro já me remeteu àquela época. Olhar os ladrilhos da piscina ajuda a relaxar e a pensar”, conta.
O servidor também integra a equipe do Núcleo da Educação e diz que a prática ajuda na rotina do trabalho. Segundo ele, além da energia para trabalhar mais disposto, a relação com os colegas ficou mais próxima. “Os benefícios da atividade são tão evidentes que os colegas percebem que fizemos natação”, relata Dioury.
Para a professora Natalia Magalhães, 33 anos, nova integrante do grupo, as aulas representam a concretização de um propósito. “Traço metas na vida e nadar sempre foi um plano. Resolvi colocar em prática”, diz.
Ela conta que aos 13 anos teve que ser socorrida por bombeiros depois de pular em uma piscina sem saber nadar. Agora, encara o novo desafio sem medo. Por razões de saúde, a servidora parou de andar de bicicleta, atividade que costumava praticar. A natação passou a ser sua meta. “Preciso incluir uma atividade física e o médico liberou a natação”, conta ela, que é vice-diretora da Escola Municipal Prof.ª Miracy Rodrigues de Araújo.
Ocupação ampliada
A chefe do Núcleo Regional de Esporte e Lazer do Bairro Novo, Veridiana Maranho, comemora a ocupação do Clube da Gente pelos servidores. Segundo ela, muitos trabalhadores da Prefeitura estão matriculados nas turmas em horários regulares – das 8h às 12h e das 13h às 21h. Outros se organizam de acordo com a sua disponibilidade, em horários alternativos.
Além da piscina, eles utilizam também a sala de musculação. É o caso de servidores que trabalham na Regional Bairro Novo, outros da Saúde, Secretaria do Governo Municipal, da Fundação de Ação Social (FAS) e da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
O Clube da Gente Bairro Novo é utilizado também como espaço de treinamento para servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, que exercem suas atividades em turnos e que precisam estar sempre em dia com a prática de exercícios, por razões profissionais.
As vagas para as turmas regulares podem ser conferidas pelo site Curitiba em Movimento. Servidores interessados em utilizar nos horários alternativos devem entrar em contato por telefone: 3265-4041 ou 3265-4129.
Às quartas-feiras, a estrutura do Clube da Gente e a equipe ficam dedicadas a turmas de crianças com transtorno do espectro autista, projetos sociais direcionados a mulheres, outros em igrejas da região, dentre outras iniciativas de incentivo à prática de esportes.