Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Planejar para administrar

Servidores da Prefeitura de Curitiba podem se inscrever no curso sobre Plano Plurianual

Servidores da Prefeitura de Curitiba podem se inscrever no curso sobre Plano Plurianual. Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC

Os servidores da Prefeitura já podem se inscrever no curso a distância Elaboração do Plano Plurianual (PPA). O objetivo é compartilhar com os participantes, principalmente com os que acabam de entrar na Prefeitura, conhecimentos sobre a importância do PPA como ferramenta de planejamento.

O curso tem 16 horas de duração e, como é a distância, tem a vantagem de poder ser cursado de acordo com a conveniência dos até 250 alunos que se inscreverem. O conteúdo foi organizado em quatro módulos: conceito e marco legal; relevância e estrutura; articulação entre instâncias e regionalização; e outros aspectos. 

As inscrições devem ser feitas pelo portal Aprendere, da Prefeitura

Planejando 4 anos

O Plano Plurianual (PPA) é a lei que define os objetivos e diretrizes do governo para um período de quatro anos. Ele é um instrumento de planejamento que orienta a ação e a elaboração das leis orçamentárias e também prevê, no inciso III do artigo 2 da lei, as prioridades eleitas na consulta pública anual Fala Curitiba

O atual PPA da Prefeitura é a Lei 15.926. Ela entrou em vigor em 2022 e expira no fim deste ano. Ainda em 2025, portanto, será elaborado, proposto e votado um novo PPA para o período 2026-2029 – daí a importância de entender bem do que se trata para esclarecer o público.

Trocando em miúdos

A presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella, recorre à instalação de equipamentos de lazer para dar um exemplo de como funciona essa lei.

“No PPA, que é a Bíblia da administração pública, incluímos a instalação de equipamentos de lazer. Isso garante que mais adiante, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), defina-se quantos serão esses equipamentos e, na Lei Orçamentária Anual (LOA), em que lugar da cidade eles serão instalados. Tudo isso de acordo com os recursos financeiros disponíveis”, explica.