Os servidores da Prefeitura de Curitiba de todas as áreas podem ajudar a ampliar o volume de material reciclado coletado em Curitiba. O programa Ecocidadão é apresentado no vídeo do Curitiba Viva Bem desta quarta-feira (8/11).
Além de conhecer como funciona, nas suas diferentes tarefas diárias, os servidores também podem ajudar a divulgar como é feita a reciclagem em Curitiba e incentivar outros cidadãos a participar.
As ações de sensibilização ambiental para que a população separe os resíduos recicláveis para os catadores de materiais recicláveis são contínuas e têm reflexos positivos no aumento da coleta. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 72,3% dos resíduos recicláveis são direcionados ao programa Ecocidadão.
Em parceria com 40 associações de catadores de material reciclável, o Ecocidadão garante a separação e destinação correta do lixo que é comercializado no Município e transformado em renda para muita gente. São cerca de 900 associados trabalhando nos materiais vindos do Lixo que não é Lixo e do programa Câmbio Verde, que permite a troca de material reciclado por alimentos.
Agentes ambientais
“A parceria que o Ecocidadão proporciona é muito interessante para todos. Além de realizar a separação e destinação correta dos resíduos da cidade, também valorizamos o profissional que faz o serviço e fortalecemos a cadeia da reciclagem”, afirma a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.
Os trabalhadores do Ecocidadão participam de palestras, reuniões e capacitações que abrangem desde a sensibilização e conscientização ambiental até a segurança no trabalho, o que contribui não apenas para sua própria qualidade de vida. Eles são preparados para atuar como agentes ambientais compartilhando conhecimentos.
Confira o vídeo!
Antes de separar, limpe
Além de facilitar o trabalho dos que o coletam, o lixo separado corretamente ainda em casa ou na empresa torna-o mais rentável.
“Tirar o excesso de resíduos do lixo reciclável evita ratos, baratas, mal cheiro, além de que alguns materiais, como o papel, perdem valor de venda quando estão sujos”, explica Leila.
O programa Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.