Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Expo Educação 2023

Servidores da Prefeitura de Curitiba fazem simulação de aposentadoria durante a Expo Educação

Servidores da Prefeitura de Curitiba fazem simulação de aposentadoria durante a Expo Educação. Foto: Luiz Costa/SMCS

Os servidores de carreira da Prefeitura de Curitiba fizeram fila no estande de previdência instalado na Expo Educação Internacional 2023, no primeiro dia do evento de formação da Secretaria Municipal da Educação, nesta quarta-feira (5/7), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. 

O espaço dividido entre o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba) e a CuritibaPrev – Aprev do Servidor, a Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba atraiu principalmente os que queriam fazer a simulação da sua aposentadoria, como Mirian Pereira, de 50 anos, que é servidora há 20 anos.

“A gente não vê a hora, né? Eu já simulei em outro momento, mas com as novas regras muita coisa mudou e a consulta aqui vai me ajudar a descobrir quanto tempo falta para a aposentadoria”.

Daniela Nogueira e Lucilene Vieira fizeram a simulação e constataram que vão trabalhar juntas por mais alguns anos. Aos 45 anos, Daniela conta que precisa trabalhar por mais 16 anos. "Fazia tempo que queria simular, mas não consegui agendar para logo. Por isso, o IPMC estar aqui hoje foi tão importante".

Lucilene completa: “Eu tinha uma ideia de tempo, mas aqui pude ter certeza, em minutos. A sorte é que gosto muito do que faço”, brinca a professora de matemática, aos 46 anos.

Dezenas de servidores fizeram a simulação com a equipe do IPMC e também tiraram suas dúvidas sobre a aposentadoria pelo regime próprio de previdência.

Educação previdenciária

Para o presidente do IPMC, Ary Gil Merchel Piovensan, a Expo Educação é também uma oportunidade para levar educação previdenciária. “Saber mais sobre previdência e pensar sobre como será o futuro quando cada um se aposentar são fundamentais. Queremos que os nossos servidores busquem cada vez mais informações”, defendeu Piovesan, que é também servidor de carreira.

Os visitantes que passaram pelo estande também foram convidados pela equipe da CuritibaPrev a conhecer mais sobre a previdência complementar, suas características e vantagens.

A professora Paula Picussa, de 33 anos, é servidora há 12 anos. Ela já havia feito a simulação da aposentadoria pelo Portal do Servidor. “Eu e minhas colegas de trabalho temos conversado sobre esse assunto e estamos preocupadas”, contou. Ela deixou o seu contato para receber mais informações sobre a CuritibaPrev.

“Um dos aspectos que chamaram a minha atenção foi o fato de a previdência complementar permitir o abatimento na declaração do imposto de renda. Quero pesquisar melhor”, citou. O benefício fiscal está previsto na legislação brasileira. Quem tem plano de previdência complementar pode abater o que pagou ao longo do ano, na declaração do ano seguinte.

Marque um bate-papo

Independentemente da Expo Educação, que segue nesta quinta-feira (6/7),  as equipes do IPMC e da CuritibaPrev estão disponíveis para o atendimento a grupos de servidores que queiram conversar sobre aposentadoria. As reuniões podem ser realizadas no local de trabalho para que todos possam conhecer mais sobre o regime próprio (IPMC) e a previdência complementar (CuritibaPrev) e tirar suas dúvidas.

Basta entrar em contato com um dos dois órgãos de previdência social. Na CuritibaPrev o telefone é 3350-9604 ou 3350-9040 e o e-mail é curitibaprev@curitibaprev.com.br. Para marcar com o IPMC, basta ligar para 3350-3641 ou enviar e-mail para atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.brou dsass@curitiba.pr.gov.br.

 

Em alta