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Combate a fraudes

Servidores da FAS são capacitados para uso do novo portal do Cadastro Único

Servidores da FAS são capacitados para uso no novo portal do Cadastro Único. Curitiba, 25/02/2025. Foto: Sandra Lima/FAS

Servidores da Fundação de Ação Social (FAS) que trabalham nas unidades de assistência social estão sendo capacitados para o uso do novo portal do Cadastro Único, que entrará em vigor a partir do dia 17 de março. A capacitação e a instalação do sistema são coordenadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e têm objetivo de dar mais segurança e agilidade à atualização cadastral e ao atendimento ao cidadão, além de combater fraudes.

Aproximadamente 440 pessoas que trabalham como entrevistadores nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) serão capacitados para uso do novo portal. Em uma segunda fase, o treinamento será estendido a outro grupo de servidores que possuem acesso ao sistema, para consulta de dados.

As capacitações começaram no dia 20 e são ofertadas no formato on-line. “Essa mudança do sistema representa um avanço importante na modernização do CadÚnico, que permitirá uma maior integração das informações cadastrais. Por isso, estamos preparando as equipes que poderão fazer entrevistas incluindo as informações dos cidadãos no novo portal, após a capacitação”, explica a diretora de Planejamento da FAS, Tatielly Letícia Sloboda Tozo.

Novo sistema

O novo portal do CadÚnico tornará o cadastramento e a atualização de dados mais rápidos, o que traz benefícios para servidores e também para o cidadão que vai se cadastrar. A mudança não exige qualquer atualização ou ação por parte das famílias já inscritas, que continuarão tendo acesso normal aos benefícios sociais, entre eles o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O novo sistema automatiza o preenchimento das informações das famílias, o que evita erros. Além disso, de acordo com o ministério, o sistema contará com uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento, com o objetivo de evitar vários tipos de fraudes, entre elas as cibernéticas.

Com a reforma, quando o operador do Sistema de Cadastro Único for preencher o campo com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário, serão processadas automaticamente informações de diferentes bases do governo federal, como a de óbitos e nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal, Previdência Social, entre outros.

Mais agilidade

Alzirio Aires, gerente de Cadastro Único da FAS, participa das capacitações e acredita que o novo sistema vai permitir ao entrevistador mais agilidade e dados fidedignos. “Vai tornar os processos mais ágeis, pois o sistema é integrado a outras plataformas e, após informar o número do CPF, trará todos os dados possíveis da pessoa”, diz.

Outra vantagem, segundo Ayres, é que, ao informar o CPF, automaticamente será informado o endereço do cidadão no cadastro.