O Salão Nobre do Palácio 29 de Março de Curitiba recebeu, nesta terça-feira (5/3), 33 servidores da Prefeitura de Curitiba que se aposentaram neste mês. A cerimônia organizada pela equipe do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) é um momento especial para que os recém-aposentados comemorem e recebam orientações e sugestões para a nova fase.
O diretor do IPMC, Hélio José Pizzatto, reforçou que os servidores tiveram papel relevante na construção de Curitiba como cidade referência. Ele também incentivou que os aposentados procurem atividades para se sentirem realizados, ocupados e estimulados. “Aproveitem a cidade que vocês ajudaram a construir”, defendeu.
Novos horizontes
Joaquim Tadeu Lourenço, de 61 anos, está feliz e realizado. “É uma alegria imensa cooperar com a cidade e aproveitar a aposentadoria”, diz. Ele trabalhou desde o início da trajetória profissional no transporte público de Curitiba, como líder da equipe de fiscais.
Joaquim conta que a vontade dele agora é descansar, viajar e pescar. “Quero aproveitar o silêncio, dar risada e escutar histórias”. Depois de um tempo, pensa em mostrar os pontos turísticos de Curitiba, utilizando a experiência que teve no transporte. “A gente conhece a cidade inteira, cada ponto”, explica.
Animada com a aposentadoria, Rosimere Alves, de 59 anos, trabalhava na Procuradoria-Geral do Município, no setor de Dívida Ativa. “Esperei tanto por esse momento, estou empolgada”. Agora, o plano dela é fazer cursos de inglês e francês para viajar para a França e aos Estados Unidos. Ela conta que essas vão ser as primeiras viagens com destino a outros países.
A curitibana Tania Maria Tissi Munhoz Duarte, 64, recebeu sua portaria e certificado de aposentadoria como um passaporte para conhecer o Brasil. “Eu amo passear, conheço Curitiba inteira e agora quero conhecer o restante do país com meu marido”. Tania é servidora da Prefeitura de Curitiba desde 2009, quando começou como inspetora em uma escola municipal, depois conquistou a graduação e atuou por dez anos como professora do ensino fundamental na mesma escola.
Além de professora, Tania é Mamãe Noel ao lado do marido, Paulo Duarte, conhecido por muitos na cidade como Papai Noel. “Estamos muito animados para essa nova fase, queremos aproveitar ao máximo o tempo que teremos, viver sem preocupações e sem limites”, comenta Paulo que, vestido com as típicas roupas brancas e vermelhas, distribuiu alegria e balinhas de iogurte para quem o encontrou no Palácio 29 de Março. “Já é meu quinto pacote de hoje”, contou o Papai Noel.
Orientações
Além de comemorar, os aposentados também receberam informações importantes para guiá-los na nova fase. A gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, explicou aos aposentados como acessar o site do Instituto, onde eles podem se manter informados sobre as novidades da Prefeitura, encontrar o contracheque, documentos importantes e conferir a validade da prova de vida.
A representante da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), Simene da Cruz Souza, apresentou algumas das atividades oferecidas. Ela explicou que a programação variada e o convívio com outros associados, também servidores, ajuda a manter os relacionamentos criados durante os anos de trabalho na Prefeitura e fazer novos amigos. Uma das sedes da Associação está localizada no bairro São Francisco (Rua Nilo Peçanha, 300).
Maria Clara Moleta, que integra a equipe da Comunicação Social, apresentou os canais de comunicação da Prefeitura de Curitiba que mostram as possibilidades de atividades físicas, lazer e formação na cidade. Essas informações podem ser encontradas no portal e Instagram da Prefeitura, no Guia Curitiba e no site do IPMC.