Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transparência

Servidores aderem à reunião on-line de educação previdenciária do IPMC

Reunião de educação previdenciária do IPMC. Curitiba, 04/05/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

 

Cerca de 100 servidores participaram, de forma remota, na tarde desta quarta-feira (4/5), da reunião on-line de educação previdenciária preparada pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). Dentre os participantes estavam os servidores que trabalham nos núcleos de gestão de pessoal da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

Durante cerca de 80 minutos, a gerente de relacionamento do instituto, Daniélle Sass, e a advogada da assessoria jurídica, Thaís Cecília Lozano Lima, apresentaram as atuais regras de aposentadoria e esclareceram as dúvidas dos servidores que participaram do encontro. “É preciso que os servidores conheçam todas as regras para escolher a melhor forma de se aposentar”, recomenda Daniélle.

Ao fim do encontro, houve momento para que os participantes esclarecessem suas dúvidas. Dentre as questões levantadas estavam algumas ligadas ao abono de permanência. Quem tem direito ao abono recebe uma devolução mensal da contribuição paga ao IPMC. Tem direito ao benefício o servidor que tenha completado todos os requisitos para a sua aposentadoria e que decida continuar trabalhando.

“Muitas vezes os servidores olham apenas para a idade e o tempo de contribuição, mas a gente reforça que é preciso ter preenchido todos os requisitos da regra de aposentadoria, ou seja, o servidor poderia ter se aposentado naquele momento, mas decidiu permanecer na ativa”, explicou Thaís.

Para receber o abono permanência, é preciso que o servidor faça o requerimento no Núcleo de Gestão de Pessoal de sua Secretaria. Thaís destacou também que quem tem direito e não deu entrada para receber o benefício pode solicitar pagamento retroativo.

Durante a apresentação, a equipe do IPMC também explicou as questões relacionadas à pensão aos dependentes por morte do servidor. O valor da pensão depende do número de dependentes. O cálculo começa com 60% do valor da aposentadoria que o servidor teria direito: 50% do valor é referente à cota familiar, e são acrescidos mais 10% por dependente. O valor total pode chegar a 100% do salário.

Com a Lei Complementar 133/2021, uma das mudanças introduzidas é que os filhos com até 21 anos passam a ter direito a receber a pensão, em caso de falecimento do servidor. Antes, eles perdiam o direito ao completar 18 anos.

Cálculo de aposentadoria

Algumas das questões levantadas na reunião dependiam de verificação do caso individual de cada servidor, como a idade, o tempo de contribuição, sua carreira, entre outros fatores que influenciam no cálculo.

“A partir de junho, teremos um novo simulador no Portal do Servidor com todas as atuais regras de aposentadoria”, informou Daniélle Sass. Em poucos cliques, os servidores poderão calcular quanto tempo falta para se aposentarem e o valor de sua aposentadoria.

Daniélle convidou os servidores que tiverem dúvidas e que queiram atendimento individualizado para que entrem em contato com o IPMC pelo telefone 3350-3660 ou pelo e-mail atendimentoipmc.curitiba.pr.gov.br . O atendimento presencial precisa ser agendado.

A reunião de educação previdenciária do IPMC faz parte do Programa de Educação Previdenciária do Instituto, que busca debater a importância de se planejar para a aposentadoria. Além da reunião mensal, a equipe do instituto começou a fazer reuniões nas diferentes secretarias da Prefeitura para conversar presencialmente com os servidores sobre educação previdenciária.

Na última segunda-feira (2/5), o bate-papo foi com os servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e em breve haverá nova conversa, esta para os lotados na Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Os encontros virtuais acontecem na primeira quarta-feira do mês. A próxima reunião virtual será dia 1º de junho, às 14h, pela plataforma Zoom. Para participar, basta acessar a aba de educação previdenciária no site do IPMC e clicar no link disponibilizado 30 minutos antes da reunião.

Em alta