“Parte do meu trabalho na Prefeitura é montar quebra-cabeça”, descreve Clicéia Bógusz Pereira, servidora que trabalhou 15 anos no Arquivo Público Municipal e se aposentou em abril de 2022. Ela atuou no setor de preservação e conservação de documentos do Arquivo e ajudou a recuperar escritos de valor inestimável para o município.
“Muitas vezes encontrava folhas de papel rasgadas em vários pedaços. Então, com a ajuda de uma cola chamada metilcelulose e de papel japonês, eu remontava página por página, como se fosse, realmente, um quebra-cabeça”, relembra Clicéia.
Ela trabalhou na recuperação do primeiro livro de registros do Cemitério São Francisco de Paula, da década de 1880, e levou três anos para finalizar o restauro. Depois de concluído, as informações foram usadas em pesquisas científicas sobre a história do cemitério e do município de Curitiba.
Conservação
O Arquivo Público Municipal de Curitiba foi criado oficialmente em 2004, e Clicéia acompanhou de perto a criação e evolução do Departamento, que hoje preserva mais de 80 mil caixas de documentos administrativos.
“Quando comecei a trabalhar aqui, eu não fazia ideia de quão importante era o trabalho que estávamos fazendo. Hoje digo que foi uma honra imensa acompanhar o surgimento de um órgão que preserva a história da nossa cidade”, destacou Clicéia.
O Arquivo Municipal deve armazenar, pelo tempo determinado por lei, documentos administrativos produzidos pela Prefeitura. Esse tempo pode variar, há papéis que precisam ser guardados por mais de 70 anos. A unidade é administrada pela Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).
Clicéia relembra que, no início do Departamento, os documentos chegavam ao Arquivo com marcas de café, rasgos e amassados, o que diminuía a vida útil dos registros. Para melhorar a condição dos papéis, ela e uma equipe da Smap ofereceram aulas nas diferentes secretarias da Prefeitura sobre como manusear os documentos corretamente.
Desde então, os papéis passaram a ser enviados em condições muito melhores. “Aquelas conversas que fizemos com servidores foram muito gostosas, porque nós vimos o resultado dos nossos esforços de imediato. Tenho muito orgulho”, conta.
Aposentadoria
Agora, Clicéia quer descansar e aproveitar a companhia dos filhos e dos netos. Depois de 27 anos na Prefeitura, ela brinca que contava os dias para se aposentar, mas que vai sentir falta dos “passatempos”: “Remontar os documentos era um exercício para a minha mente, e eu gostava muito da calmaria e do silêncio do meu trabalho. Por isso, quero manter a atividade e continuar montando meus quebra-cabeças”.
Este é um momento de mudança na vida da servidora e para aprender mais sobre a nova etapa ela pretende participar da reunião virtual organizada pelo IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) para os novos aposentados de abril.
A reunião vai acontecer às 14h desta quinta-feira (7/4), pela plataforma Zoom, e dura cerca de uma hora. Nela os participantes serão orientados sobre assuntos importantes à aposentadoria e podem esclarecer dúvidas com a gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass.
Para a videoconferência são convidados apenas os aposentados do mês, mas todos podem participar, basta solicitar o convite ao IPMC através do telefone 3350-3660 ou pelo e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br.