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Arquivo Público

Servidora que restaurou centenas documentos históricos da cidade se aposenta

Clicéia Bógusz Pereira atuou na restauração de importantes documentos históricos de Curitiba, como os primeiros registros do Cemitério São Francisco de Paula. Foto: Ricardo Marajó / SMCS

 

“Parte do meu trabalho na Prefeitura é montar quebra-cabeça”, descreve Clicéia Bógusz Pereira, servidora que trabalhou 15 anos no Arquivo Público Municipal e se aposentou em abril de 2022. Ela atuou no setor de preservação e conservação de documentos do Arquivo e ajudou a recuperar escritos de valor inestimável para o município.

“Muitas vezes encontrava folhas de papel rasgadas em vários pedaços. Então, com a ajuda de uma cola chamada metilcelulose e de papel japonês, eu remontava página por página, como se fosse, realmente, um quebra-cabeça”, relembra Clicéia.

Ela trabalhou na recuperação do primeiro livro de registros do Cemitério São Francisco de Paula, da década de 1880, e levou três anos para finalizar o restauro. Depois de concluído, as informações foram usadas em pesquisas científicas sobre a história do cemitério e do município de Curitiba.

Conservação

O Arquivo Público Municipal de Curitiba foi criado oficialmente em 2004, e Clicéia acompanhou de perto a criação e evolução do Departamento, que hoje preserva mais de 80 mil caixas de documentos administrativos.

“Quando comecei a trabalhar aqui, eu não fazia ideia de quão importante era o trabalho que estávamos fazendo. Hoje digo que foi uma honra imensa acompanhar o surgimento de um órgão que preserva a história da nossa cidade”, destacou Clicéia.

O Arquivo Municipal deve armazenar, pelo tempo determinado por lei, documentos administrativos produzidos pela Prefeitura. Esse tempo pode variar, há papéis que precisam ser guardados por mais de 70 anos. A unidade é administrada pela Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

Clicéia relembra que, no início do Departamento, os documentos chegavam ao Arquivo com marcas de café, rasgos e amassados, o que diminuía a vida útil dos registros. Para melhorar a condição dos papéis, ela e uma equipe da Smap ofereceram aulas nas diferentes secretarias da Prefeitura sobre como manusear os documentos corretamente.

Desde então, os papéis passaram a ser enviados em condições muito melhores. “Aquelas conversas que fizemos com servidores foram muito gostosas, porque nós vimos o resultado dos nossos esforços de imediato. Tenho muito orgulho”, conta.

Aposentadoria

Agora, Clicéia quer descansar e aproveitar a companhia dos filhos e dos netos. Depois de 27 anos na Prefeitura, ela brinca que contava os dias para se aposentar, mas que vai sentir falta dos “passatempos”: “Remontar os documentos era um exercício para a minha mente, e eu gostava muito da calmaria e do silêncio do meu trabalho. Por isso, quero manter a atividade e continuar montando meus quebra-cabeças”.

Este é um momento de mudança na vida da servidora e para aprender mais sobre a nova etapa ela pretende participar da reunião virtual organizada pelo IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) para os novos aposentados de abril.

A reunião vai acontecer às 14h desta quinta-feira (7/4), pela plataforma Zoom, e dura cerca de uma hora. Nela os participantes serão orientados sobre assuntos importantes à aposentadoria e podem esclarecer dúvidas com a gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass.

Para a videoconferência são convidados apenas os aposentados do mês, mas todos podem participar, basta solicitar o convite ao IPMC através do telefone 3350-3660 ou pelo e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br.