Nesta sexta-feira (5/8), Mari Christina Santilli, servidora da Prefeitura e atleta da paracanoagem, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2022, em Halifax, no Canadá.
A paratleta de 44 anos, que disputa a categoria VL3 200m – Canoa para Mulheres, é beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte. Tem títulos sul e panamericanos, foi finalista em mundiais e participou duas vezes dos Jogos Paralímpicos, no Rio e em Tóquio, em 2016 e 2021, respectivamente. O excelente resultado em terras canadenses a qualifica ainda mais para a disputa de vaga na Paralimpíada de Paris, em 2023.
Neste sábado (6/8), Mari também estará na final da categoria KL3 - 200m Caiaque para Mulheres, buscando mais uma medalha para a equipe brasileira. Em 2018, ela foi a quarta melhor do mundo em sua modalidade e no ano passado conquistou a sexta colocação.
“Nós estamos muito orgulhosos da Mari, que, além de ser uma grande atleta, é uma servidora pública de excelência e referência para seus alunos no Clube da Gente do Tatuquara. Temos o privilégio de tê-la em nosso quadro de colaboradores”, disse o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.
Atleta da paracanoagem desde 2014, Mari e seus técnicos têm planejamento anual traçado e focam o ciclo paralímpico e os campeonatos internacionais.
“Essa medalha no Canadá é fruto de muito trabalho. Não só meu, mas de toda uma equipe que está sempre comigo para que a evolução seja cada vez maior. Com a ajuda dos meus treinadores e também do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, os resultados estão aí, porém ainda tem muita coisa por vir”, disse a atleta.