Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Lazer para todos

Servidor dá dicas para quem quer aproveitar Curitiba com a criançada

Servidor dá dicas para quem quer aproveitar a cidade com a criançada. Foto: Divulgação

Com tantos parques, praças e atividades gratuitas, Curitiba tem opções de lazer que são diversão garantida para as famílias que aproveitam o fim de semana para passear e descobrir a cidade. Recentemente, a Prefeitura de Curitiba revitalizou o Bosque Gutierrez, as praças Alfredo Andersen e da Ucrânia e deixou os espaços ainda mais atrativos para a criançada. 

O arquiteto Mário Leonardo Torquato, de 39 anos, funcionário da Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba), tem dois filhos pequenos e transformou o desafio de escolher uma nova programação a cada semana na página Curitibando em Família, no Instagram. Com a esposa, Giovana Reis Torquato, ele mostra os diferentes passeios que a cidade oferece para os pequenos. 

Planejamento, fotografias e brinquedos

Mário dá algumas dicas para aproveitar o momento em família. Levar uma mochila com água, protetor solar e repelente é um cuidado essencial para um bom passeio. Preparar um lanche para levar ou planejar um lugar próximo para comer também pode tornar o programa bem agradável. “A ideia é já sair com um roteirinho pensado, assim conseguimos aproveitar bem. Fazer um piquenique nas praças e parques é uma delícia também”, conta. 

Ele recomenda que os pais registrem os momentos em família. “As crianças crescem tão rápido. Fotografar e filmar as brincadeiras espontâneas deles permite que depois a gente possa voltar e ver os registros dessas carinhas lindas”, diz. 

Além desses cuidados, os filhos Francisco, de 8 anos, e Felipa, de 4 anos, levam brinquedos para os passeios. “Uma boneca ou uma bola é como um imã para atrair outras crianças para aproveitar junto com eles”, brinca.

Missão: passear

O servidor explica que a página Curitibando em Família busca desbravar, testar e avaliar as diversas opções de passeios da cidade. “Assim, as famílias conseguem ver o que se encaixa mais nas suas vontades e rotina. Passeando mais e melhor, essa é a nossa missão”, conta. 

A página Curitibando em Família começou em 2022 como uma ideia do casal de compartilhar os passeios com os filhos. Hoje, já é acompanhada por 142 mil seguidores no Instagram. “Foi algo espontâneo, nós pegamos gosto e a página foi crescendo. É um hobbie para nós, estamos passeando mais do que nunca. E as crianças adoram”, diz. 

Para acompanhar o que há para fazer, basta seguir o perfil Curitibando em Família no Instagram. “Tem muitos passeios legais por Curitiba e nós buscamos as novidades”, completa o servidor. 

7 dicas de Mário Torquato de passeios gratuitos com crianças


  1. Bosque Reinhard Maack

    “Esse lugar tem um percurso com brinquedos de aventura. As crianças adoram, é genial”, resume. O Bosque Reinhard Maack tem 900 metros de extensão e 16 brinquedos diferentes, dentre eles, versões criativas de gongo, pesca, alvo, trampolim, gangorra, peso, salto, hexágono, escorregador, argola, teleférico, muralha, escalada, túnel e mirante.

    Endereço: Rua Waldemar Kost, 2263 (esquina com Rua Conde de São João das Duas Barras) – Hauer

    Funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h
    De terça a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, o Bosque recebe visitas agendadas por escolas (para crianças de até 12 anos). Telefone para agendamento: (41)3350-9891

  2. Parque Lago Azul 

    O Parque Lago Azul tem um lago com águas represadas do Rio Ponta Grossa, que dá nome ao espaço. “É um lugar bem gostoso, tem trilha, bosque e quadra de esportes”, explica. Além disso, os visitantes podem acessar o mirante, parquinho infantil e academia ao ar livre.

    Endereço: Rua Colomba Merlin, 831 – Ganchinho

    Funcionamento: diariamente, das 6h às 20h

  3. Praça da Ucrânia

    A Praça da Ucrânia passou por uma revitalização, inaugurada em 19 de outubro, que ampliou e modernizou o parquinho, agora com brinquedos inclusivos. “Tem um espaço de convivência ótimo, é bem gostoso”, opina. 

    Endereço: Rua Capitão Souza Franco (entre as ruas Padre Anchieta e Padre Agostinho) – Bigorrilho 

  4. Bosque de Portugal 

    O Bosque de Portugal, que homenageia o povo português, conta com 5 brinquedos de madeira: o Caminho Maluco, a Travessia, o Chute ao Alvo, a Escalada e a Ponte Móvel. “É um lugar tranquilo, com árvores de amora. Levamos bicicleta e passamos horas lá”, conta. 

    Endereço: Rua Ozório Duque Estrada, 421 (esquina com a Rua Fagundes Varela) – Jardim Social

    Funcionamento: diariamente, das 7h às 21h

  5. Praça Brigadeiro do Ar Mário Calmon Eppinghaus

    A Praça Brigadeiro do Ar Mário Calmon Eppinghaus tem um espaço de convivência, parquinho e algumas quadras esportivas. “Lá sempre tem crianças para brincar, gostamos de ir para jogar futebol”, diz. 

    Endereço: Rua José de Alencar, 2231 – Juvevê

  6. Parque Passaúna 

    O Parque Passaúna tem mirante, lago, trilha ecológica, cancha de areia e playground. É possível também passear de caiaque, canoa havaiana ou de stand up paddle (atividade paga). “Vale o passeio”, avalia. 

    Endereço: Rua Ângelo Marqueto, 2528 | Acesso secundário – Rua Eduardo Sprada, 8697 – Augusta

    Funcionamento: diariamente, das 6h às 19h

  7. Parque Tanguá 

    Cartão-postal da cidade de Curitiba, o Parque Tanguá tem uma cascata de 65 metros, lago, pista de cooper, ciclovia, mirante e um jardim com canteiros e espelhos d’água. O espaço tem vários atrativos naturais, com diversidade de fauna e flora. 


    Endereço: Rua Oswaldo Maciel – Taboão | Pilarzinho


Em alta