Servidores da Prefeitura de Curitiba que têm planos de previdência da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba) podem se candidatar às eleições para conselheiro do órgão. O prazo termina às 17h de sexta-feira (31/1) e serão eleitos membros para os conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação.
Além dos servidores de Curitiba, quem têm planos da CuritibaPrev e trabalha nas prefeituras de Campina do Simão, Matinhos, Pinhais, Piraquara, Quitandinha e Rio Negro, no Paraná; e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso também podem concorrer. Atualmente, a instituição de previdência complementar conta com mais de 7,7 mil integrantes, todos servidores municipais.
Cabe ao Conselho Deliberativo propor, aprovar e supervisionar diretrizes estratégicas e políticas da Fundação, como gestão de recursos e estrutura organizacional, por exemplo. A responsabilidade do Conselho Fiscal é avaliar balanços, contas e relatórios financeiros, garantindo conformidade e transparência na gestão.
Serão eleitos um membro titular e dois suplentes para cada um dos dois conselhos, sendo parte para mandato de quatro anos (de 1/4/2025 a 31/3/2029) e parte para mandato de dois anos (de 1/4/2025 a 31/3/2027).
Exigências
Além de ser participante ativo ou assistido do plano de previdência da CuritibaPrev, os candidatos devem se comprometer em obter a certificação obrigatória para o exercício das funções em até um ano, e apresentar a documentação exigida. Todos os detalhes podem ser conferidos no site da CuritibaPrev. Os interessados também podem entrar em contato com a Fundação pelo e-mail gabinete@curitibaprev.com.br .
A homologação das candidaturas está prevista para o dia 3 de fevereiro. A campanha eleitoral será realizada entre os dias 3 e 14 de fevereiro, e a votação está programada para o período de 17 a 19 de fevereiro. A apuração e a divulgação do resultado serão no dia 20 de fevereiro.
Paralelamente, está em andamento a escolha da nova Diretoria Executiva. Composta por três membros – diretor-presidente, diretor de Previdência e diretor Financeiro, a Diretoria tem mandato de quatro anos (2025-2029). Todo o processo é conduzido pelo Conselho Deliberativo da Fundação. O resultado final será divulgado dia 10 de fevereiro.
A posse será condicionada à habilitação dos selecionados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão do Governo Federal.