Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Governança

"Serviços não podem parar nem por um minuto", determina Pimentel em primeira reunião de secretariado

Prefeito Eduardo Pimentel ao lado do vice-prefeit Paulo Martins e do secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, conduz a primeira reunião de secretariado de sua gestão. Curitiba, 02/01/2025. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Nesta quinta-feira (2/1), o novo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, conduziu a primeira reunião de secretariado de sua gestão no Salão Brasil, na sede da Prefeitura, o Palácio Solar 29 de Março, no Centro Cívico. O encontro contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Martins, e do secretário municipal de Governo, Marcelo Fachinello, além de todos os secretários e chefes das Administrações Regionais já definidos. A reunião aconteceu após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Curitiba e após o prefeito assinar o decreto que implementa a meia tarifa do transporte público aos domingos e feriados

Na abertura, Pimentel agradeceu ao ex-prefeito Rafael Greca, destacando o legado de oito anos de realizações, e reforçou a necessidade de harmonia na equipe. Cada secretário recebeu uma cópia do plano de governo, com o compromisso de cumprir as metas estabelecidas. "Os serviços da Prefeitura não podem parar nem por um minuto. Nosso compromisso é com a eficiência, a continuidade dos contratos e a agilidade na entrega de serviços públicos de alta qualidade aos cidadãos", afirmou Pimentel.

100 primeiros dias 

Pimentel estabeleceu como prioridade o planejamento das ações para os primeiros 100 dias de gestão, com foco em eficiência e diálogo constante. O prefeito recomendou que as conversas sejam realizadas preferencialmente por telefone ou pessoalmente, reduzindo o uso de mensagens de celular para garantir um entrosamento e diálogo melhor da sua equipe. 

Entre as primeiras medidas anunciadas estão a implementação da tarifa reduzida nos ônibus aos domingos e feriados, que começa já a partir deste próximo domingo (5/1). Na sequência serão encaminhadas as definições para a implantação da tarifa zero para desempregados e o vale-creche para famílias com renda até três salários mínimos, que ampliará o acesso à educação infantil na cidade. 

Outra iniciativa destacada foi a criação de uma comissão para revitalizar o Centro de Curitiba, abrangendo infraestrutura, segurança, moradia, turismo, lazer e cultura. “Queremos a população usando a meia tarifa e aproveitando as boas opções que a cidade oferece”, destacou Pimentel.

O prefeito também planeja buscar recursos estaduais e federais para viabilizar projetos de sua gestão. "Vou visitar o governador e Brasília. Curitiba é uma cidade exigente, e nossa maior responsabilidade é garantir serviços públicos de qualidade para todos", ressaltou.

A próxima reunião de secretariado está marcada para 20 de janeiro, com foco em avaliação e definição de novas diretrizes. Paulo Martins, vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, enfatizou a transversalidade de sua pasta. “Vou visitar e conversar muito com todos vocês, minha atuação será transversal pois o desenvolvimento da nossa cidade permeia todas as áreas”, afirmou o vice-prefeito.

Já o secretário de Governo, Marcelo Fachinello, reforçou o alto nível dos projetos do plano de governo. "A régua está alta, a população se acostumou a uma cidade bem cuidada, e precisamos no mínimo manter a qualidade e avançar sempre que possível, com responsabilidade”, destacou Fachinello.

Em alta