Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prefeitura na CIC

Serviços da Regional CIC ganharão sede própria na mais nova Rua da Cidadania de Curitiba

Sede atual da Regonal CIC. . Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Criada há 50 anos pelo decreto municipal nº 30, a CIC se prepara para ter a sua Rua da Cidadania. A obra começa a ser construída na Rua Orlando Luís Lamarca, perto do novo Teatro da Vila, e vai abrigar, entre outros diferenciais, a estrutura da Administração Regional.

Há exatos 18 anos, esse polo de serviços públicos funciona em um imóvel alugado na Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, no bairro Cidade Industrial.

É aí que atuam, atendendo o público, os núcleos regionais das secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional; Educação; Saúde; Esporte, Lazer e Juventude; Finanças; e Urbanismo.

Além destes órgãos, estão instalados no local escritórios da Cohab (Companhia de Habitação Popular), Agência Curitiba, Fundação Cultural e Fundação de Ação Social. Também estão presentes Conselho Tutelar, Sine (Sistema Nacional de Emprego), Espaço Cidadão e Instituto de Identificação do Paraná. Toda essa estrutura será transferida para o novo endereço, tão logo a obra esteja pronta.

É para a Regional CIC que, desde 29 de março de 2005, acorrem os moradores dos quatro bairros que a formam - Cidade Industrial, Augusta, Riviera e São Miguel - em busca de atendimento descentralizado. É de lá, também, que partem os gestores do órgão para visitas diárias às comunidades. Até a criação da Regional, seus atuais 207 mil habitantes (projeção para 2020) eram atendidos pela Regional Pinheirinho.

A Prefeitura presente na CIC

Na Regional CIC funcionam, entre outros equipamentos da Prefeitura, 17 unidades de saúde, 1 Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e 1 Centro de Zoonoses. Entre as dez Regionais da cidade, é a que concentra o maior número de equipamentos da Secretaria Municipal da Saúde.

Além deles, estão instaladas no território 27 escolas municipais, 46 centros municipais de educação infantil e 1 CMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) e 13 unidades da FAS (Fundação de Ação Social). Destas, cinco são de atenção básica (Cras), uma de atenção especializada (Creas), um Liceu de Ofícios.

Também servem à população um escritório do Sistema Nacional de Emprego (Sine), cinco repúblicas para jovens, o Clube da Gente, um Centro de Iniciação Esportiva, seis Armazéns da Família, dois Sacolões da Família, um Restaurante Popular e três hortas urbanas.

Grande e verde CIC

A Regional CIC ocupa uma área 63,4 milhões de metros quadrados. Isso representa 14,59% do território do município e faz dela a maior entre as dez Regionais Administrativas em que a cidade está dividida.

Sete milhões de metros quadrados da área total são reservados à natureza. Essa cobertura verde é distribuída entre os parques Passaúna, Tropeiros e Caiuá e os boques Trabalhador, São Nicolau e Diadema, todos sob gestão da Prefeitura e abertos ao público para o lazer em família e atividades físicas.

Desde 2017, a administração da Regional CIC está a cargo do engenheiro civil Raphael Keiji Assahida.