Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

30 anos de história

Serviços da Prefeitura de Curitiba estão perto de sua casa nas Ruas da Cidadania

Atendimento Urbs da Rua da Cidadania do Pinheirinho. Curitiba, 10/02/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

A história das Ruas da Cidadania de Curitiba começou há 30 anos. A primeira foi inaugurada pela Prefeitura no dia 29 de março de 1995, data do aniversário de 302 anos da cidade, na Regional Boqueirão. O espaço, ao lado do Santuário do Carmo, completa três décadas no fim deste mês e atende moradores dos bairros do Boqueirão, Hauer, Alto Boqueirão e Xaxim, onde vivem cerca de 208 mil pessoas.

Nas outras regionais, a Prefeitura de Curitiba estruturou oito Ruas da Cidadania para oferecer serviços públicos. A décima Rua da Cidadania da cidade, a da CIC, está em construção e neste tempo o atendimento à população sempre foi feito na sede da Administração Regional, que funciona em um prédio alugado.

Perto de casa

As Ruas da Cidadania foram criadas para fortalecer a atuação da Prefeitura junto à comunidade, com a oferta de vários serviços públicos municipais, estaduais e federais aos moradores dos 75 bairros. Nelas, é possível ser atendido mais perto de casa, sem precisar se deslocar para o Centro. As unidades ficam próximas ou anexas aos terminais de ônibus, o que facilita o acesso.

A população pode encontrar atendimentos disponibilizados pelos núcleos regionais das secretarias municipais da Prefeitura, agências da Cohab e Sistema Nacional de Emprego (Sine), Espaço Empreendedor, postos da Urbs, da Sanepar e Copel, Junta de Serviço Militar, Instituto de Identificação do Paraná, Espaço Cidadão, entre outros serviços. 

As unidades também têm lojas e espaços para organização de feiras livres, gastronômicas e de artesanato e assim incentivar o desenvolvimento econômico do comércio local, além de realizarem uma série de atividades culturais e esportivas.

A Secretaria do Governo Municipal coordena as Ruas da Cidadania. 

"As Ruas da Cidadania unem a população a diversos serviços e órgãos da Prefeitura e o objetivo da gestão do prefeito Eduardo Pimentel é estreitar ainda mais esse relacionamento, oferecendo estruturas cada vez melhores, com serviços e facilidades que atendam o dia a dia de quem precisa”, destaca o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello.

CIC vai ganhar uma Rua da Cidadania

Para comemorar os 30 anos desse modelo de administração descentralizada, a Prefeitura de Curitiba constrói a Rua da Cidadania da CIC, única regional que ainda não contava com a estrutura. Mais moderna, ela está sendo erguida na Vila Nossa Senhora da Luz, o primeiro conjunto habitacional de Curitiba.  

"A Rua da Cidadania CIC será um marco de modernidade para Curitiba, deixando os serviços públicos mais próximos dos moradores, mas também integrando as pessoas em uma área revitalizada, que servirá como centro de convívio da população”, disse o prefeito Eduardo Pimentel, durante vistoria às obras feita em janeiro deste ano. 

Serviços disponíveis nas Ruas da Cidadania  


ESPAÇOS CIDADÃO
Funcionários da Prefeitura orientam a população sobre os serviços municipais, como localização dos equipamentos públicos, tramitação de expedientes protocolados, documentos necessários para cada tipo de serviço buscado. Os Espaços Cidadão ficam em todas as Ruas da Cidadania e também na sede da Prefeitura, no Palácio 29 de Março, no Centro Cívico. O atendimento é telefônico e presencial, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Veja os números dos telefones AQUI.



ZELADORIA MUNICIPAL
As Ruas da Cidadania oferecem atendimento presencial sem agendamento para os moradores. O cidadão pode encaminhar pedidos e demandas referentes à Zeladoria Urbana, em cada uma das regionais. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.  



POSTOS DA URBS
Os postos nas Ruas da Cidadania funcionam de segunda a sexta, das 10h às 16h, para todos os serviços relacionados ao cartão-transporte. É necessário agendar o atendimento pelo site da Urbs no link.



ARMAZÉNS E SACOLÕES DA FAMÍLIA
Nos Armazéns, famílias com renda mensal de até 5 salários mínimos podem comprar alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal a preços, em média, 30% mais baratos que nos demais mercados.

NESTE LINK você confere como se cadastrar e os endereços desses locais, inclusive aqueles que funcionam nas Ruas da Cidadania. 

Os Sacolões da Família oferecem frutas e hortaliças fresquinhas, a preço único de R$ 3,99, e não é preciso ter cadastro. 



FINANÇAS
Os serviços referentes a ISS e IPTU podem ser solicitados presencialmente nos núcleos da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento das Ruas da Cidadania, sem a necessidade de agendamento, de segunda-feira a sexta-feira. Os núcleos regionais atendem o público das 8h às 17h. Na sede da Prefeitura, no Centro Cívico, os serviços referentes a tributos municipais podem ser acessados com ou sem agendamento, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.



ASSISTÊNCIA SOCIAL

Fundação de Ação Social
A FAS atende nos núcleos regionais em todas das Ruas da Cidadania, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Cada núcleo faz a gestão territorial dos serviços prestados, bem como dos equipamentos sociais que executam os serviços, como Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Atendimento social e Cadastro Único
O acesso de pessoas em vulnerabilidade social a subsídio alimentar, doações de roupas, calçados e móveis, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, inclusão em programas dos governos federal, estadual e municipal, como o Bolsa Família, e a inscrição ou atualização do Cadastro Único podem ser solicitados nos 39 Cras existentes em Curitiba. Nas Ruas da Cidadania Matriz, Pinheirinho, Cajuru, Santa Felicidade, Tatuquara, Boqueirão, Bairro Novo, o atendimento a esses serviços funciona das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Os interessados podem procurar diretamente o atendimento presencial nos locais, mas recomenda-se agendamento prévio pelos telefones que podem ser conferidos AQUI.

Conselhos Tutelares
Responsáveis pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, os Conselhos Tutelares têm atendimento presencial nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Portão e Santa Felicidade. Nas outras regionais, o atendimento acontece em outros espaços próprios. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, em todas as unidades do Conselho Tutelar, com os endereços e telefones disponíveis aqui.



TRABALHO, EMPREGO E RENDA

Liceus de Ofícios
Curitiba tem dez Liceus de Ofícios funcionando nas Ruas da Cidadania e outros três espaços do gênero nos liceus Cândido Portinari (CIC), Uberaba (Cajuru) e Santa Rita (Tatuquara). O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Sine
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) possui 11 agências municipais – em todas as Ruas da Cidadania e na Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência - para atendimento à população em busca de vagas de emprego, cadastro de currículo e ou seguro-desemprego. É preciso agendamento prévio, que pode ser feito presencialmente de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pela Agenda Online e o app Sine Fácil, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo.

Espaço Empreendedor
A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação oferece serviços gratuitos para o Microempreendedor Individual (MEI) nos Espaços Empreendedor. É possível obter orientações sobre como formalizar seu negócio, buscar a capacitação para gerir um empreendimento e ainda assessoria e consultoria empresarial. Entre os serviços prestados, estão o suporte para formalização do MEI, consulta prévia de localização, emissão de boletos DAS. Os atendimentos presenciais são feitos com agendamento pelo Curitiba App ou pela Agenda Online. Os nove Espaços Empreendedor atendem de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h. Confira os endereços aqui.



Fundação Cultural 
Os núcleos regionais da Fundação Cultural de Curitiba prestam atendimento, de segunda à sexta-feira, nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC.
Para saber os horários e dias de atendimento, os telefones são:

Núcleo Bairro Novo 
Telefone: 3221-2823

Núcleo Boa Vista
Telefone: 3313-5688 3313-5685

Núcleo Boqueirão
Contato: 3313-5515
Casa de Leitura: 3313-5512

Núcleo Cajuru 
Contato: 3221-2410

Núcleo CIC
Contato:  3221-2876

Núcleo Fazendinha/Portão
Contato: 3350-3765
Casa da Leitura:  3350-3973

Núcleo Matriz
Contato: 3313-5816/ 3313-5817 

Núcleo Pinheirinho
Contato: 3313-5420/  3313-5421
Casa da Leitura: 3313-5422

Núcleo Santa Felicidade
Contato:  3221-2516
Casa da Leitura: 3221-2515

Núcleo Tatuquara
Contato: 3221-2605 
Casa da Leitura: 3221-2633 



EDUCAÇÃO
Os núcleos regionais prestam atendimento nas Ruas da Cidadania, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. Consulte telefones e endereços AQUI.



ESPORTE E LAZER
Os núcleos da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude nas Ruas da Cidadania funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com atendimento presencial da população e atendendo pedidos de informação, com dicas e orientações sobre atividades físicas. Confira os locais e endereços AQUI.



URBANISMO
Grande parte dos serviços da secretaria foram automatizados e estão disponíveis NESTE LINK. Ainda assim, os núcleos regionais atendem solicitação feita por e-mail (confira endereços eletrônicos) e presencialmente com agendamento NESTE LINK.



COHAB
As agências de atendimento da Companhia de Habitação Popular de Curitiba das Ruas da Cidadania funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, sendo necessário fazer o agendamento prévio pelo Alô Cohab nos telefones 0800-0413233 e 3221-8133. 

Atendimento também pelo site: https://www.cohabct.com.br/

A Rua da Cidadania de Santa Felicidade atualmente não tem atendimento da Cohab, mas os interessados podem solicitar os serviços em outras Ruas da Cidadania.



SANEPAR
O atendimento nas centrais de relacionamento das Ruas da Cidadania, com exceção da CIC, não necessita de agendamento prévio e acontece por ordem de chegada em cada local. Os endereços e telefones podem ser consultados aqui.



COPEL
O atendimento é realizado nas Ruas da Cidadania Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, Fazendinha e Santa Felicidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na Smart Copel (Rua Gustavo Schier, 50 - Novo Mundo), das 8h às 16h. Não é necessário agendamento e os endereços e telefones podem ser conferidos aqui.



JUNTA MILITAR
O atendimento é realizado na Rua da Cidadania Boqueirão. Telefones para contato: 3313-5509 e 3313-5510. A Junta Militar atende também no posto da Rua da Cidadania do Fazendinha-Portão, das 8h às 17h, ou pelos telefones de contato: 3350 3797 ou 3798. Para mais informações, clique AQUI



INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO DO PARANÁ
Os atendimentos são feitos nas Ruas da Cidadania com agendamento, exceto na Regional Matriz, onde é realizado na sede do Instituto (Rua Pedro Ivo, 386 - Centro). É preciso fazer o agendamento prévio pelo site oficial para escolher o horário, o local e confirmar o endereço do posto onde deseja ser atendido. O atendimento é prioritário para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e pessoas com deficiência, que não precisam agendar previamente.