OUÇA AQUI
Almir Bonatto, secretário municipal do Urbanismo
Lançado em 2022, o Mapa Cadastral, base de dados alimentada com informações da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Curitiba, impressionou representantes da Agência Japonesa de Cooperação (JICA). A comitiva esteve em Curitiba entre esta segunda e terça-feira (10 e 11/2) para fortalecer o relacionamento de mais de uma década com a Prefeitura.
Na manhã desta terça-feira (11/2), o grupo japonês se reuniu com a equipe do Departamento de Cadastro Técnico (UCT) da SMU, para conhecer os serviços que foram desenvolvidos, entre eles, o Mapa Cadastral.
“Essa plataforma é muito interessante. Ela permite ver e consultar os tamanhos de cada terreno, ver se estão ocupados conforme os registros. É admirável este trabalho feito por vocês. Um trabalho muito difícil, o de reunir tantas informações sobre os imóveis de Curitiba em um mesmo lugar. O Japão não está neste ponto ainda. Temos muita coisa para aprender juntos”, disse o coordenador de projetos da JICA, Yasuo Kanmani.
O secretário municipal do Urbanismo, Almir Bonatto, destacou ser uma honra para a cidade o reconhecimento e o interesse dos japoneses pelas soluções desenvolvidas pela SMU.
“É um orgulho para nós, do Urbanismo da Prefeitura receber essa missão da JICA, e ver como ficaram encantados com os avanços urbanísticos e as ferramentas que temos desenvolvido, especialmente pelo Mapa Cadastral. Foi um encontro muito produtivo e que deve render novos frutos”, avaliou o secretário municipal.
Renovar parcerias
A instituição é parceira antiga da capital paranaense. No ano passado, encerrou-se um projeto de cooperação de dois anos entre a agência japonesa, o Boston Consulting Group (BCG) e a Prefeitura de Curitiba para o desenvolvimento de projetos urbanos com vistas ao envelhecimento da população, prevenção e resposta a desastres climáticos, além da inovação para a sustentabilidade.
Desta vez, a missão veio a Curitiba para manter os laços de boas relações, reencontrar servidores que já foram beneficiados com intercâmbios financiados pela agência japonesa e conhecer o que a cidade vem desenvolvendo.
“Temos interesse em fazer a retomada da cooperação para a troca de informações e para que o UCT se torne ainda mais eficiente nas ações de Cadastro Técnico. É a partir deste trabalho, de conhecer como os lotes e imóveis ocupam a cidade, que a Prefeitura consegue trabalhar para o crescimento sustentável do município”, disse a diretora do Departamento de Cadastro Técnico (UCT) da SMU, Aline Placha Tambosi.
O Mapa Cadastral
O Mapa Cadastral é resultado do processo que digitalizou cerca de 80 mil documentos – muitos deles, com mais de 200 anos – para criar o mapa de toda a cidade online. E isso, com vários níveis de informação, como a forma como cada lote foi cadastrado, como foi ocupado, arruamento e alinhamento predial, por exemplo.
Integrado ao GeoCuritiba, plataforma que compila mapas, painéis, aplicativos de documentos territoriais, integração de dados imobiliários dentro da administração pública, o Mapa Cadastral pode ser acessado pela população em geral e por especialistas, pelo site https://geocuritiba.ippuc.org.br/mapacadastral/
A missão desta semana foi coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, com apoio do Consulado do Japão. Além do coordenador Yasuo Kanmani compuseram o grupo: a coordenadora de projetos Ayase Yazaki ; o coordenador da JICA no Brasil, Katsuya Ishihara e a tradutora Suzana Fukumoto.
Entre segunda e terça-feira (10 e 11/2), eles também conheceram os projetos e realizações do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), que apresentou ao grupo o Hipervisor Urbano; URBS, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e a Fazenda Urbana do Cajuru.