Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inovação

Serviço online do Urbanismo de Curitiba impressiona executivos da Agência Japonesa de Cooperação

Secretário do Urbanismo recebe visita da comitiva do JICA, do Japão. Na sequencia a equipe do urbnismo se apresentou para a comitiva japonesa. Curitiba, 11/02/2025. Foto: Valquir Aureliano/SECOM

OUÇA AQUI
Almir Bonatto, secretário municipal do Urbanismo 




No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Lançado em 2022, o Mapa Cadastral, base de dados alimentada com informações da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Curitiba, impressionou representantes da Agência Japonesa de Cooperação (JICA). A comitiva esteve em Curitiba entre esta segunda e terça-feira (10 e 11/2) para fortalecer o relacionamento de mais de uma década com a Prefeitura.

Na manhã desta terça-feira (11/2), o grupo japonês se reuniu com a equipe do Departamento de Cadastro Técnico (UCT) da SMU, para conhecer os serviços que foram desenvolvidos, entre eles, o Mapa Cadastral.

“Essa plataforma é muito interessante. Ela permite ver e consultar os tamanhos de cada terreno, ver se estão ocupados conforme os registros. É admirável este trabalho feito por vocês. Um trabalho muito difícil, o de reunir tantas informações sobre os imóveis de Curitiba em um mesmo lugar. O Japão não está neste ponto ainda. Temos muita coisa para aprender juntos”, disse o coordenador de projetos da JICA, Yasuo Kanmani.

O secretário municipal do Urbanismo, Almir Bonatto, destacou ser uma honra para a cidade o reconhecimento e o interesse dos japoneses pelas soluções desenvolvidas pela SMU.

“É um orgulho para nós, do Urbanismo da Prefeitura receber  essa missão da JICA, e ver como ficaram encantados com os avanços urbanísticos e as ferramentas que temos desenvolvido, especialmente pelo Mapa Cadastral. Foi um encontro muito produtivo e que deve render novos frutos”, avaliou o secretário municipal.

Renovar parcerias

A instituição é parceira antiga da capital paranaense. No ano passado, encerrou-se um projeto de cooperação de dois anos entre a agência japonesa, o Boston Consulting Group (BCG) e a Prefeitura de Curitiba para o desenvolvimento de projetos urbanos com vistas ao envelhecimento da população, prevenção e resposta a desastres climáticos, além da inovação para a sustentabilidade.

Desta vez, a missão veio a Curitiba para manter os laços de boas relações, reencontrar servidores que já foram beneficiados com intercâmbios financiados pela agência japonesa e conhecer o que a cidade vem desenvolvendo.

“Temos interesse em fazer a retomada da cooperação para a troca de informações e para que o UCT se torne ainda mais eficiente nas ações de Cadastro Técnico. É a partir deste trabalho, de conhecer como os lotes e imóveis ocupam a cidade, que a Prefeitura consegue trabalhar para o crescimento sustentável do município”, disse a diretora do Departamento de Cadastro Técnico (UCT) da SMU, Aline Placha Tambosi.

O Mapa Cadastral

O Mapa Cadastral é resultado do processo que digitalizou cerca de 80 mil documentos – muitos deles, com mais de 200 anos – para criar o mapa de toda a cidade online. E isso,  com vários níveis de informação, como a forma como cada lote foi cadastrado,  como foi ocupado, arruamento e alinhamento predial, por exemplo. 

Integrado ao GeoCuritiba, plataforma que compila mapas, painéis, aplicativos de documentos territoriais, integração de dados imobiliários dentro da administração pública, o Mapa Cadastral pode ser acessado pela população em geral e por especialistas, pelo site https://geocuritiba.ippuc.org.br/mapacadastral/

A missão desta semana foi coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, com apoio do Consulado do Japão.  Além do coordenador Yasuo Kanmani  compuseram o grupo: a coordenadora de projetos Ayase Yazaki ; o coordenador da JICA no Brasil, Katsuya Ishihara e a tradutora Suzana Fukumoto.

Entre segunda e terça-feira (10 e 11/2), eles também conheceram os projetos e realizações do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), que apresentou ao grupo o Hipervisor Urbano; URBS, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e a Fazenda Urbana do Cajuru.