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Apoio na pandemia

Serviço de acolhimento emocional da Prefeitura já atendeu quatro mil pessoas

TelePaz, serviço gratuito de acolhimento emocional para os servidores e à população durante a pandemia da covid-19. Curitiba, 16/08/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

O TelePaz, serviço de acolhimento emocional da Prefeitura de Curitiba, é gratuito para toda a população e continua funcionando de segunda a domingo, inclusive nos feriados, das 8 às 18 horas. A iniciativa criada no início da pandemia, em 2020, conta atualmente com quatro psicólogos, funciona por meio de ligações telefônicas e atende em média 180 cidadãos por mês. Os telefones do TelePaz são: 3350-8500 (para a população em geral) e 3350-8200 (para servidores).

Os principais relatos atualmente ainda são de sintomas de ansiedade e depressão. A coordenadora do TelePaz e psicóloga da Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP), Erliete Alves Bernardi Melinski, destaca que, embora o projeto tenha sido criado para atender pessoas que sofreram com os impactos da pandemia, as queixas dos pacientes podem ser diversas.

“Hoje em dia, mais da metade dos atendimentos não tem relação direta com a pandemia. As pessoas ligam para falar sobre questões familiares, profissionais, conflitos internos. Isso mostra o quão importante é um serviço como esse, que oferece acolhimento emocional para as pessoas em momentos de crises e dificuldades”, descreve.

No primeiro semestre de 2021, 1.042 pessoas ligaram para o TelePaz, e destas, 403 apresentaram queixas diretamente relacionadas à pandemia. O número é menor do que o de 2020.

“Conforme as pessoas vão se vacinando e voltam a sair de casa, a ver os familiares com mais frequência, elas deixam de precisar do nosso atendimento. Mas outras pessoas, pelos mais variados motivos, ainda precisam de nós. E nós estamos aqui”, reforça. No total, o projeto já atendeu 3.954 cidadãos.

Erliete reforça que o TelePaz não substitui uma terapia, e que os psicólogos que atendem as ligações podem orientar os pacientes para um atendimento presencial especializado no SUS, para a população em geral, ou na rede credenciada do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), para os servidores que têm o plano de saúde.

Em alguns casos, é possível também que os psicólogos retornem as ligações nos dias seguintes para saber se o paciente procurou ajuda especializada e se está se sentindo melhor.

“Nós estamos aqui”

A coordenadora destaca que as ligações do TelePaz não têm limite de tempo, as pessoas podem passar os minutos que forem necessários na linha com os psicólogos, e não há necessidade de o paciente se identificar.

“Nós fazemos questão de dizer que o atendimento é confidencial e que não vamos divulgar nenhuma informação. As pessoas não precisam nem se identificar, o que importa é que ela se sinta confortável para conversar conosco”, explicou. Em média, as chamadas duram 25 minutos.

O serviço de acolhimento foi criado para ajudar os servidores municipais a lidarem com as angústias da pandemia. O tema ainda era cercado de incertezas, em março de 2020. Erliete lembra que, já nos primeiros dias, a equipe entendeu que todos os cidadãos podem precisar de acolhimento emocional em momentos de dificuldade, e a iniciativa passou a ouvir, além dos servidores, a população em geral.

“Sobretudo no início da pandemia, em que as pessoas estavam muito assustadas, todo mundo precisou desabafar, e nós chegamos a trabalhar em 15 psicólogos atendendo aos telefones. Era muito comum recebermos ligações de pessoas em crise de ansiedade, uma situação bem delicada. Hoje essa demanda já diminuiu um pouco, mas ainda recebemos ligações periódicas, e existir um serviço como esse é importante”, descreveu.

A equipe de psicólogos do TelePaz integra a Gerência de Psicologia e Serviço Social do Departamento de Saúde Ocupacional. Além do acolhimento emocional, os profissionais fazem as avaliações psicológicas solicitadas perla perícia, dentre outros atendimentos.

SERVIÇO

TelePaz – serviço de acolhimento emocional (atendimento feito por psicólogos)
Telefones: 3350-8500 (para a população em geral) e 3350-8200 (para servidores)
Horário: das 8h às 18h (todos os dias da semana)