Além dos vídeos com aulas on-line de exercícios físicos, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) começou uma nova série pelas redes sociais para incentivar crianças, adultos e idosos a manterem o movimento dentro de casa. Ao longo dos dias de semana serão feitos posts no Facebook da Smelj com séries de exercícios articulares e de alongamento para as pessoas fazerem em casa.
As atividades devem ser feitas com cuidado e sem excessos, sempre respeitando os limites de cada um. No caso de dores ou desconforto, a orientação é evitar os movimentos e buscar orientação direta de um profissional da Educação Física.
O primeiro exercício da série foi de movimentos articulares para a região do pescoço. A atividade foi divulgada na tarde desta quinta-feira (26/3).
Explicações em texto e figuras demonstram como a pessoa deve fazer o exercício, que tem como objetivo relaxar os músculos, diminuir a tensão e ajudar na redução das dores da região do pescoço.
Vídeos são sucesso
Desde segunda-feira (23/3), sempre às 9h30, a Smelj divulga um vídeo com professores de Educação Física ensinando exercícios físicos para serem feitos em casa. As cinco aulas já foram vistas por mais de 30 mil pessoas.
A aula da manhã desta sexta-feira (27/3) foi de pilates solo com a professora Priscyla Cicielski, da Smelj. As outras quatro aulas foram de alongamento e aero local. De segunda a sexta-feira são publicados vídeos com as aulas.
A série de exercícios articulares e de alongamento, assim como os vídeos com aulas dos professores da Smelj ensinando os exercícios físicos para serem feitos em casa, é uma medida da secretaria para as pessoas continuarem se exercitando e assim manter a imunidade fortalecida.
Seguindo as determinações da Secretaria Municipal da Saúde e do Comitê de Técnica e Ética Médica da Prefeitura, que recomendam a não aglomeração de pessoas para evitar o contágio pelo novo coronavírus, todos os 36 Centros Esportivos da Prefeitura estão fechados para o público.