Um prefeito que sabe ouvir para tomar a melhor decisão e que vai cumprir metas. Este é o perfil do próximo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que sucederá Rafael Greca a partir de 1° de janeiro de 2025.
Foi o próprio Pimentel quem afirmou que este será o tom de sua gestão, entre 2025 e 2028, durante entrevista à imprensa, na tarde desta quinta-feira (19/12), pouco antes de ser diplomado o próximo chefe do Poder Executivo municipal, em cerimônia realizada pela Justiça Eleitoral do Paraná, no auditório do Teatro Positivo.
“Minha característica é do diálogo e da construção, do saber ouvir para tomar a decisão. Serei um prefeito que sem dúvida vai cumprir metas, vai cobrar metas dos secretários. Foram convidados para as secretarias já com metas estabelecidas. Governar uma cidade como Curitiba é uma grande honra e cumprir o que nos propusemos a realizar é o que a população espera”, declarou Pimentel.
Ao lado de seu vice-prefeito, Paulo Martins, também diplomado ao cargo no evento, Eduardo Pimentel informou que vai anunciar nesta sexta-feira (20/12) a lista completa dos secretários convocados por ele e que aceitaram o desafio de cumprir o Plano de Governo proposto para a gestão da cidade nos próximos quatro anos.
Entre as metas
Pimentel ressaltou, ainda, que escolheu profissionais com comprometimento, competência e experiência em suas respectivas áreas para manter o cuidado com a cidade e com a população, além de avançar em grandes projetos.
Entre esses projetos, citou como exemplos aos jornalistas a criação do vale-creche para as famílias com crianças em idade de ingressar na Educação Infantil e com renda de até R$ 3 mil.
O vale-creche será para o pagamento de uma creche até a vaga em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ser assegurada.
A qualificação profissional para o primeiro emprego, o planejamento urbano, a moradia e a ampliação da Educação Integral foram exemplos de propostas que serão efetivadas nos próximos quatro anos.
“Me comprometo a fortalecer o Ensino Integral das nossas crianças, com cultura, esporte, empreendedorismo, inglês, espanhol no contraturno. Também fiz um compromisso com a profissionalização dos jovens, principalmente dos que estão saindo do Ensino Médio, com parcerias para qualificação técnica na metalmecânica, no turismo, na beleza, na indústria da panificação, disse.
A diplomação
Organizada pela Justiça Eleitoral do Paraná, a diplomação é o ato que formaliza a escolha das eleitas e dos eleitos pelo eleitorado paranaense nas eleições municipais de 2024. Com o ato, as candidatas e os candidatos se habilitam para o exercício do mandato.
Além do prefeito e do vice, foram diplomados os 38 vereadores eleitos e seus suplentes.