Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Casa em ordem

Seminário de Controladoria Interna, em Curitiba, fortalece segmento e valoriza profissionais da área

Seminário de Controladoria Interna fortalece segmento e valoriza profissionais da área, opina especialista. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Seguem abertas no portal Aprendere as inscrições para o seminário sobre Controle Interno que a Controladoria-geral do Município (CGM) promoverá, nos dias 4 e 5 de abril (quinta e sexta-feira), no Salão de Atos do Parque Barigui. A participação é grátis e aberta tanto a servidores da administração pública quanto a interessados pelo tema que atuem em outras áreas. Os inscritos poderão levar 1 quilo de alimento não-perecível para as ações da FAS (Fundação de Ação Social).

Intitulado “Dois Anos Transmitindo Conhecimento à Alta Administração”, o seminário também celebra o segundo aniversário de implantação da CGM, em abril de 2022, por iniciativa do prefeito Rafael Greca. "Será um marco para o órgão responsável, por excelência, pela execução de ações de caráter preventivo e descentralizado para a defesa do patrimônio público e transparência da gestão", diz o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, que fará a abertura do evento. Desde sua criação, a CGM é comandada pelo advogado e especialista em Direito Administrativo Daniel Conde Falcão Ribeiro.

Fortalecimento e valorização

Para a especialista em Controle Interno e professora Suzana Gonçalves, o seminário representa o fortalecimento do setor na administração pública – o tema da palestra que fará na abertura do segundo dia do evento. “É a oportunidade que Curitiba oferece, não somente ao próprio Sistema de Controle Interno como também aos representantes municipais que ali se fizerem presentes, para fortalecer a área e motivar quem trabalha nela, pois são os responsáveis pelos resultados alcançados para uma boa gestão. É o caminho para se desenvolverem métodos preventivos que auxiliem os governos a serem mais íntegros e comprometidos com a governança pública”, resume.

No caso de Curitiba, Suzana destaca entre esses resultados a eficiência das informações prestadas ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Paraná. “A taxa de apontamentos, como pedidos de informações suplementares e reprovação de contas, é muito baixa, o que atesta o compromisso de toda a organização Prefeitura com o Controle Interno”, explica.

Suzana também chama a atenção para o envolvimento das diferentes esferas da administração pública nas rotinas do Controle Interno e que estarão representadas nas mesas de interação do seminário por meio dos seus gestores. Entre elas estarão Obras Públicas, Cultura, Governo Municipal, Meio Ambiente e Segurança Alimentar. “Isso mostra o quanto o Controle Interno já é uma cultura na Prefeitura de Curitiba, podendo inspirar outras cidades”, observa.

Programação

O seminário será aberto às 8h do dia 4 de abril (quinta-feira) pelo vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e pelo controlador-geral de Curitiba, Daniel Falcão. Com 12 horas de duração, o evento poderá receber até 350 participantes.

Serão seis palestras sobre os temas “Prejulgado 15 do TCE”; “Essencialidade do Controle Interno e a Nova Lei de Licitações”, “Integridade Pública”, “Governança versus Controle Interno”, “Fortalecimento do Controle Interno”; e “Controle Interno e Lei de Licitações e Contratos”.

Serviço

2 anos da CGM (seminário)
Dias 4 e 5 de abril (quinta e sexta-feira)
No Salão de Atos do Parque Barigui
Para servidores e profissionais da sociedade civil atuantes na área
Inscrições pelo portal Aprendere, sem custo