Ações on-line com lançamento de livros digitais e a divulgação de vídeos informativos vão marcar a Semana Municipal de Conscientização do Espectro do Autismo 2021. Até sábado (3/4), o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba vai promover ações para informar a sociedade sobre os direitos das pessoas autistas, diminuir o preconceito e aumentar a inclusão.
Assim como no ano passado, todas as ações serão virtuais para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
A Lei Municipal 14.809 de 2016, proposta pelo vereador Pier Petruzziello, dedica a semana a atividades e eventos voltados ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Além das ações on-line, pontos turísticos e prédios da capital serão iluminados na cor azul. Entre os locais estão a Praça do Japão, o Jardim Botânico e a Câmara Municipal de Curitiba.
Segundo a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Denise Moraes, o principal objetivo das ações é conscientizar a sociedade a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“A informação gera respeito e diminui o preconceito. Quando falamos em espectro a pessoa pode apresentar uma diversidade grande de outros sintomas, de casos leves aos mais complexos”, disse Denise.
“Todas as pessoas autistas têm o direito a exercer sua cidadania de forma inclusiva e acessível”, completou.
Vídeos
Durante toda a semana, serão publicados vídeos informativos na página do Facebook do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência sobre os aspectos do espectro do autismo.
Instituições parceiras da Prefeitura também irão divulgar vídeos. Vão participar o Ciar – Centro Internacional da Análise Relacional; Abraça – Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas; Uppa – União de Pais pelo Autismo; Centro de Psicomotricidade Água e Vida; e Escola Alternativa.
Livros
Como forma de disponibilizar o acesso gratuito a informações científicas, e em linguagem acessível a toda população, o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência também disponibiliza dois livros on-line para download.
Ico e o mundo que queremos construir, de Carina Alves e Elyse Matos, conta a história de um menino que adora fazer perguntas e entrevistar pessoas. De forma sensível, convida o leitor a construir um mundo com amor e respeito para que todos possam ser o que quiserem.
Autismo: Compreensão e práticas baseadas em evidências, organizado por Elyse Matos e Marlla Mendes, é uma cartilha com textos dos doutores Paulo Liberalesso e Lucelmo Lacerda que busca contribuir para o fomento e criação de políticas públicas a partir de dados cientificamente comprovados.
Dia Mundial
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/4) foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, com o objetivo de despertar a discussão sobre a realidade vivida pela pessoa com espectro autista.