Com 65 ações culturais e 8.534 vagas para os servidores municipais de Curitiba e a comunidade, começou nesta quinta-feira (27/4) a 14ª Semana de Arte, Cultura e Literatura, promovida pela Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural com o apoio de parceiros.
O prefeito em exercício Eduardo Pimentel esteve na abertura do evento, no Teatro Guaíra, onde foi apresentado o espetáculo Romeu e Julieta.
“Educação é prioridade nesta gestão e um momento como este, neste espaço cultural tão importante, nos enche de alegria”, disse o prefeito em exercício.
A 14ª Semana terá atrações presenciais e on-line. As ações estão disponíveis para servidores da Prefeitura de Curitiba da ativa e aposentados, além da comunidade, em 26 espaços culturais da cidade.
Na agenda constam atividades artístico-culturais como rodas de leitura, exposições, visitas mediadas, oficinas, espetáculos de balé, teatral, circense, palestras, cinemas, concertos, entre outros. A programação presencial vai até sexta-feira (28/4) e as opções on-line ficarão disponíveis até outubro.
Desenvolvimento pessoal e profissional
A programação compõe as ações formativas ofertadas pela Secretaria Municipal da Educação aos profissionais da área. É prevista em calendário e integra as 20 horas da Semana de Estudos Pedagógicos. Também oferece vagas para os demais servidores, ativos e aposentados, e para a comunidade em geral.
Os objetivos são colaborar para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, ampliar o repertório artístico, cultural e pedagógico, por meio de ações híbridas (on-line e presenciais) e proporcionar formação continuada em diferentes linguagens (gestual, verbal, plástica, dramática e musical), além de fomentar a formação de plateia.
Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, as oportunidades de formação trazem novas possibilidades ao trabalho dos profissionais da área.
“No programa Veredas Formativas cada um escolhe seu itinerário para o desenvolvimento profissional a partir do que considera necessário para sua carreira, mas, sobretudo, para avançar na prática diária realizada na unidade de ensino”, afirmou.
Parceiros
Nesta edição estão envolvidos Secretaria Municipal da Educação, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Teatro Guaíra, Museu Oscar Niemayer, Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Museu da Imagem e do Som, Sesc da Esquina, Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, Complexo Imap Barigui (Casa Encantada), Instituto Isto Conta, Pagu Leal (proponente do projeto O dia que me vi no espelho) e João Marcos Zoccoli (proponente do projeto Estie – Encontro Saberes Tradicionais Indígenas na Escola)
Na agenda on-line, a Prefeitura conta com as parcerias do Cine Passeio (FCC), Instituto Inhotim, Pinacoteca de São Paulo,BRDE/Palacete dos Leões, José Álvaro (proponente do projeto Que pira é essa literatura e educação indígena) e José Aguiar, com o Projeto Quadrinhofilia.
Presenças
Também participaram da abertura a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro; o diretor do Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná, Luiz Fernando Bongiovanni e a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Educação, Estela Endlich.
Inscrições
Para servidores
Via Portal Aprendere, Aplicativo Veredas Formativas e Portal da Educação. Cada profissional da educação deverá realizar a inscrição em no mínimo uma ação cultural por matrícula, no seu turno de trabalho e dia de permanência.
Para a comunidade
Os interessados podem realizar a inscrição via Portal Aprendere, cadastrando-se com o número do CPF.