Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Proteção necessária

Semana da criança tem novos aliados para campanha "Quem ama, vacina"

Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação em horário estendido nas unidades de saúde. Na imagem Layze dos Santos Reis Dias, 31 anos, mãe de Davi, 6 anos, e de Samuel, 2 anos na US Iracema no Cajuru - Curitiba, 10/10/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Além de atualizar a “carteirinha” de vacinas, os curitibinhas que forem as unidades de saúde de Curitiba nesta semana vão levar para casa um pedacinho da campanha “Quem ama, vacina”. Lançada em junho desse ano, a ação de comunicação tem objetivo de incentivar a vacinação infantil.

Em comemoração à semana da criança, a campanha ganhou novas peças. Agora os desenhos dos cartazes e mobiliário urbano podem ser encontrados na versão para colorir. São três modelos diferentes que podem ser coloridos pelas crianças enquanto aguardam a dose de proteção.

Na sala de espera da Unidade Saúde Iracema, no bairro Cajuru, por exemplo, Gustavo, 10 anos, deu vazão à criatividade no cantinho especial preparado pela equipe. “Gostei muito de poder pintar aqui, vou deixar o desenho para outras crianças terminarem”, disse ele, fã de histórias de super-heróis

Levado pelo pai, o consultor Fábio Augusto de Almeida, 39 anos, o curitibinha recebeu sem medo a vacina contra HPV.

“Sei que a vacina é como um remédio que não vai deixar as bactérias e vírus me derrotarem”, falou ao deixar a dica para as outras crianças.  

Dose dupla

A engenheira Layze dos Santos Reis Dias, 31 anos, mãe de Davi, 6 anos, e de Samuel, 2 anos, aproveitou o horário ampliado para levar os pequenos para colocar as vacinas em dia. Enquanto conferia a carteira de vacinação, os meninos iniciaram uma amizade com Gustavo no cantinho pintura. 

“Gostei muito desse espaço. As crianças se distraem e as mães, agradecem. É um tempinho para eles brincam enquanto esperam”, disse.

No período em que lá estiveram, Samuel ensaiou os primeiros rabiscos com ajuda da mãe. Já Davi, caprichou nas cores.

Os desenhos serão distribuídos nas 107 unidades de saúde e também podem ser impressos aqui.

Atualização vacinal

Mesmo com a manutenção de estratégias adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para manter a vacinação de rotina durante a pandemia, muitas pessoas deixaram as vacinas da rotina para depois. Com a estabilização da covid-19 e retomada das atividades, outras doenças ameaçam voltar. Para evitar isso, é preciso vacinar.

A Secretaria de Saúde vem promovendo várias ações de incentivo e oferta das vacinas. Nesta semana, além do horário de funcionamento habitual das 107 unidade de saúde, a Prefeitura vai manter dez unidades de saúde com atendimento até as 21 horas para atualização da situação vacinal de todos os curitibanos.

“Embora a semana seja de comemoração do Dia das Crianças a vacina é para todos que estejam com vacinas atrasadas. Os adultos podem aproveitar a ida na unidade para levar os pequenos e também colocar sua carteirinha em dia. Quanto mais gente vacinada, maior o cinturão de proteção contra as doenças”, disse a superintendente de gestão da SMS, Flávia Quadros.

Estão sendo ofertadas todas as vacinas de rotina para os públicos definidos no Plano Nacional de Imunizações (PNI), entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacina BCG será aplicada conforme o cronograma a seguir:

  • 13/10 nas unidades Vila Hauer, Mãe Curitibana e Bairro Novo;
  • 14/10 nas unidades Vila Feliz, Iracema e Vila Guaíra.

O cronograma visa a otimização do uso dos frascos deste imunizante.

Como consultar

As vacinas pendentes podem ser consultadas pelo aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou smartphone), Clicar na opção “Carteira de Vacinação” e escolher a aba “Pendentes”, que irá mostrar as doses do calendário nacional de vacinação em atraso. 

Para crianças de 1 a 4 anos, está em andamento a campanha nacional de reforço contra a poliomielite, mesmo que não haja doses em atraso, a recomendação é que as crianças dessa idade recebam essa atualização vacinal.

No caso das vacinas contra a covid-19, confira aqui quais doses você precisa tomar e quais os intervalos entre uma aplicação e outra. 

Vacinação na Semana da Criança

Multivacinação em horário estendido

Dias 13 e 14/10, das 8h às 21h

(no Dia 12/10, feriado nacional, não haverá vacinação)
 

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde Bairro Novo (vacinação da BCG em 13 /10)
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 - Sítio Cercado
Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Bacacheri (vacinação da BCG em 10/10)
Avenida Erasto Gaertner, 797 - Bacacheri
Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Vila Hauer (vacinação da BCG em 13/10)
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer
Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Iracema (vacinação da BCG em 14/10)
Rua Professor Nivaldo Braga, 1571 - Capão da Imbuia
Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Oswaldo Cruz (vacinação da BCG em 10/10)
Rua Pedro Gusso, 3749 - Cidade Industrial
Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Mãe Curitibana (vacinação da BCG em 13/10)
Rua Jaime Reis, 331 - Alto do São Francisco
Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Vila Feliz (vacinação da BCG em 14/10)
Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo
Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Vila Guaíra (vacinação da BCG em 14/10)
Rua São Paulo, 1495 - Vila Guaíra 
Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde Santa Felicidade (vacinação da BCG em 11/10)
Via Veneto, 10 - Santa Felicidade
Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Monteiro Lobato (vacinação da BCG em 11/10)
Rua Olívio José Rosetti, 538 - Tatuquara


 
 

Em alta