Domingo (10/3), amanheceu com céu nublado e temperatura amena em Curitiba, características de um dia típico curitibano, clima perfeito para uma caminhada.
E foi isso que um animado grupo de pessoas fez ao sair logo cedo da cama e se reunir no Centro de Esportes e Lazer Arthur Bernardes, no bairro Vila Izabel, Regional Portão.
Cerca de 70 alunos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Curitiba (Smelj), que integram os programas 60+ e Curitiba Ativa, saíram em caminhada a partir do CEL Arthur Bernardes até a Praça do Japão e depois retornaram ao ponto de partida, completando um percurso de 5 km.
A ação foi realizada simultaneamente nas dez regionais administrativas de Curitiba, com a participação de 827 pessoas, e faz parte da programação da Semana de Combate ao Sedentarismo, que começou neste domingo e vai até o sábado (16/3). Veja neste link a programação completa.
“Escolhemos este percurso porque todo o trajeto é delimitado, é muito seguro para os participantes, além de ter uma paisagem muito bonita”, disse a coordenadora do CEL Arthur Bernardes, Sandra Regina de Lima.
Famílias dão exemplo
Entre os cerca de 70 participantes da Regional Portão, estavam as atrizes Etty Nandes, 80 anos, e sua filha, Cili Nandes, 47.
Residentes no bairro Portão, a dupla participa de várias atividades organizadas pela Prefeitura.
“Eu faço hidroginástica no CEL Ouvidor Pardinho e alongamento aqui no CEL Arthur Bernardes. Nós somos parceiras para tudo, sempre viajamos juntas”, disse Etty Nandes.
A dupla já atuou em vários filmes. O último trabalho foi no filme Coração de Neon, filme rodado no bairro do Boqueirão, em Curitiba.
“Nós sempre fazemos caminhadas juntas. A atividade física faz parte da nossa vida, assim como a atuação. Agora estamos nos preparando para participar do filme Dois Caipiras em Colombo”, comentou Cili Nandes.
A família Nimoto, que mora no Santa Quitéria, também estava animada para participar do evento.
A caçula Valentina Nimoto, 9 anos, não escondia a felicidade de estar ali. “Eu gosto muito de caminhar. Todos os dias eu volto a pé da escola”, disse a menina, que é estudante do Colégio Marista e estava acompanhada do pai, Nilton; da mãe Andréia e da avó, Hideko Nimoto.
Sedentarismo mata
A falta de atividade física aliada a uma dieta rica em calorias e pobre em nutrientes são uma ameaça à vida e causam quase 5 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, resultando em 300 mil mortes por ano por doenças relacionadas à falta de atividade física.
Passos saudáveis
Fazer caminhadas regularmente é um dos melhores exercícios para melhorar a saúde e prevenir males crônicos, como as doenças cardiovasculares.
Quanto mais rápido, mais longe e com mais frequência a pessoa caminhar, maiores serão os benefícios. Para quem não está acostumado, o ideal é começar aos poucos, caminhando em ritmo médio, e aumentar gradualmente, tanto a distância quanto a frequência e intensidade.