Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Veja a programação completa

Semana contra o sedentarismo começa com orientações e atividades físicas no Centro de Curitiba

Semana de Combate ao Sedentarismo inicia atividades na rua XV de Novembro. Curitiba, 11/03/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

No segundo dia da Semana de Combate ao Sedentarismo da Prefeitura de Curitiba, nesta segunda-feira (11/3), os curitibanos participaram de programação especial na Rua XV de Novembro, no Centro. O local teve ações de conscientização e atividades físicas e esportivas à disposição da população.

A Semana de Combate ao Sedentarismo começou no último domingo (10/3), Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, e vai até este sábado (16/3). VEJA AQUI as atividades preparadas.

Nesta segunda, a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com Acaf, Sindiclubes e Instituto Constantini, ofereceu orientações sobre prevenção do tabagismo, dengue e saúde sexual, com a entrega de preservativo masculino e feminino.

O evento também contou com atividades da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), como bicicleta ergométrica, minitrampolim, esgrima e pingue-pongue. Profissionais da Prefeitura também realizaram a aferição de pressão e batimento cardíaco.

“É uma ação para estimular as pessoas e ensiná-las sobre a importância da atividade física. Por isso oferecemos tanta coisa, as atividades físicas e as orientações de saúde com as parcerias. O objetivo principal é o mesmo toda essa semana: afastar as pessoas do sedentarismo”, explica o diretor de Lazer da Smelj, Jean Kulcheski.

Importante para todas as idades

Na Rua XV de Novembro, um local com grande circulação de pessoas, a iniciativa da Prefeitura chamou a atenção de muitas pessoas, como Israel Cruz, de 25 anos.

“Eu não sabia que ia encontrar isso aqui, mas toda a estrutura e as mesas de pingue-pongue me fizeram vir conhecer, e acabei participando de tudo. Estou mais motivado agora para fazer atividades físicas”, afirma Cruz.

Já Zélia Aparecida de Freitas, de 54 anos, foi à ação para incentivar a mensagem de combate ao sedentarismo. “É muito importante mostrar às pessoas como o sedentarismo é ruim, por isso essa iniciativa tem que ser valorizada.”

Com atividades de saúde e esporte, a ação atraiu pessoas de todas as idades. Zelita dos Santos, de 69 anos, levou o neto Lorenzo, de 8 anos, para se movimentar com as atividades da Prefeitura.

“Quando vimos a bola de futebol, ele já quis participar e agora já fez de tudo aqui. Isso é muito bom para nós, principalmente para ele, que tem muita energia e pode aproveitar com atividades físicas”, conta Zelita.

Sedentarismo mata

A falta de atividade física aliada a uma dieta rica em calorias e pobre em nutrientes são uma ameaça à vida e causam quase 5 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, resultando em 300 mil mortes por ano por doenças relacionadas à falta de atividade física.

Semana de Combate ao Sedentarismo

Terça-feira (12/3):
Ginástica Laboral na Câmara e na Prefeitura. Será realizada pela SMELJ.
Início da inserção da midialand focando a Semana de Combate ao Sedentarismo.
Pedala Noturno: saída da Rua da Cidadania do Bairro Novo, às 20h.

Quarta-feira (13/3):
Pedala Noturno: saída da Rua da Cidadania do Cajuru, às 20h.
Em parceria com a SMSAN haverá nas dez regionais, das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30, avaliações físicas como chamariz para poder orientar a busca pela atividade física. Veja os locais:

BN - AF Osternack
BV - AF Santa Efigênia
BQ - AF Jardim Paranaense
CIC - AF Vila Sandra
CJ - AF Vilas Oficinas
MZ - CEL Dirceu Graeser
PN - AF Capão Raso
PR - AF Fazendinha
SF - AF Santa Felicidade
TQ - AF Tatuquara

Quinta-feira (14/3):
Volta dos vídeos de Ginástica Laboral para os servidores.
Pedala noturno: saída do Parque Bacacheri, às 20h.
Aulas especiais nos equipamentos da SMELJ. Nessas aulas, os alunos matriculados nas atividades poderão levar um amigo ou familiar para participar junto.

Sexta-feira (15/3):
Parceria com o Hospital Constantini. Pequenas palestras relacionadas ao tema da Semana de Combate ao Sedentarismo, dentro do auditório do hospital. O público será direcionado pela SMELJ e pela SMS.
Exposição da SMELJ na Feira de Inovação da Rua XV de Novembro, com avaliações físicas e apresentação em tela.
Pedala Noturno: saída da Praça Santos Andrade, às 20h.

Sábado (16/3):
Exposição da Smelj na Feira de Inovação da Rua XV de Novembro, com avaliações físicas e apresentação em tela.
As atividades da semana terminam com aulas especiais de hidroginástica dentro do Viva o Sábado, nos centros de esporte e lazer com piscina. As aulas estão programadas para começar às 16h.

Incentivo e palestras

Durante a semana também irão acontecer ações nas escolas municipais com entrega de gibis e ativações com as crianças.
Inserção de três vídeos nas redes da Prefeitura, com dicas de caminhada, corrida e pedal.
Isenção da taxa de matrícula em academias credenciadas à Acaf durante a semana.
Palestras em universidades de Curitiba, parceria com o Conselho Regional de Educação Física (Cref), para acadêmicos de Educação Física, explanando sobre os programas da Prefeitura contra o Sedentarismo.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Em alta