Quase 2.700 pessoas já haviam votado, até esta quarta-feira (26/7), na fase final do Fala Curitiba. Pela primeira vez, o número de participações pelo site (1.377) superou o registrado por meio dos formulários impressos (1.319), encontrados nas unidades móveis da consulta pública.
O resultado é considerado satisfatório pela diretoria de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), Adriane Cristina dos Santos. “Estamos falando dos primeiros três dias da retomada do Fala Curitiba, que terá seu ponto alto na semana que vem, com a etapa final nas dez regionais”, disse.
Consulta em andamento
O Fala Curitiba é o ponto de encontro dos curitibanos com a gestão compartilhada da cidade. Durante a consulta pública, os moradores votam nas obras e nos serviços que consideram mais importantes para a Prefeitura executar em 2024.
Os votantes podem escolher até cinco ações entre as mais pedidas até a segunda fase, encerrada em 7 de junho. As dez indicações mais votadas em cada regional – totalizando 100 prioridades - farão parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, que deverá ser cumprida pela Prefeitura.
Para todos participarem
Mesmo depois do início das reuniões nas regionais, na próxima segunda-feira (31/7), ainda será possível votar pelo site ou pelo Fala Móvel. Isso porque as duas estratégias estarão disponíveis até 48h antes de cada encontro presencial. “Esse prazo é necessário para que possamos reunir os votos dados para cada proposta e apresentar esses resultados nas reuniões, quando eles serão somados aos votos finais”, explicou Adriane.
Para facilitar a participação dos curitibanos, a Prefeitura está lançando mão de um outro recurso. São as mensagens disparadas para os e-mails dos 86.375 moradores cadastrados do Conecta Curitiba – a plataforma da Prefeitura para ouvir o cidadão sobre obras e ações para a cidade por meio de consultas públicas.
Em breve, os moradores da cidade com cadastro no Serviço 156 também começarão a receber mensagens enviadas por smartphone e ver postagens nas redes sociais. O objetivo é o mesmo: chamar a atenção das pessoas para a importância de participar do Fala Curitiba.
Serviço: Fala Curitiba na reta final
COMO PARTICIPAR
- Pelo site, a partir da meia-noite de 24/7 até 48h antes da respectiva reunião regional
- Pelo Fala Móvel, também a partir da meia-noite de 24/7 e até 02/8, dependendo da data de cada reunião regional, de manhã e à tarde
- Nas reuniões nas Regionais onde moram os cidadãos, de 31/7 a 4/8, às 19h