As inscrições para a 41ª Oficina de Música de Curitiba estão abertas para os cursos que não requerem seleção. São 40 opções, que vão desde workshops de curta duração até cursos mais intensivos, abrangendo aulas de música latino-americana, instrumentos de música antiga e musicalização, entre outros estilos.
O evento, conhecido por combinar a excelência dos professores com a acessibilidade financeira dos cursos, está programado para ocorrer de 25 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, e as inscrições podem ser feitas por meio do site oficial, com valores variando de gratuito a R$ 150.
João Egashira, curador da área de música popular brasileira, comentou sobre o período da Oficina. "A música é infinita e nunca haverá estudo suficiente. O estímulo de ver muitas pessoas envolvidas no instrumento é fundamental. A oficina proporciona uma imersão de dez dias, uma dose de estímulo que vale para o ano inteiro. Por isso, na elaboração do corpo docente viso sempre à busca pela excelência e à introdução de diferentes perspectivas.”
Assim como MPB, a Oficina oferece ainda cursos de música erudita, antiga, música e tecnologia e musicalização infantojuvenil e formação docente. Ainda há destaques disponíveis, como Fundamentos de Discotecagem com DJ Jeff Bass, Ritmos Maranhenses para Bateria e Percussão com Fofo Black e Prática de Coro Adulto com Mara Campos.
Além disso, os workshops de curta duração esgotam rapidamente, mas as últimas vagas ainda estão disponíveis para História da Luteria no Brasil, Luteria de Violino para Leigos e a Troca de Crina de Arcos.
Música Latino-Americana
Cumbia, Bolero, Landó, Bachata, Zamba, Chacarera, Tango, Candombe, além de outros ritmos latinos e hispano-americanos, serão o foco de cinco cursos na 41ª Oficina de Música.
A proposta é expandir horizontes, mantendo o foco na música brasileira, mas dialogando com outros países e oferecendo cursos que possibilitem essa interação. "A iniciativa retoma experiências anteriores e está em constante evolução. A troca com os países vizinhos é super importante, enriquece demais. Mesmo que não haja uma consciência direta, nossa música dialoga com outros países, porém cada um tem a sua peculiaridade", completou João Egashira.
O grupo argentino Sonaste Maneco ministrará dois cursos: A Canção Latino-Americana e Oficina de Candombe. Dedicado a reinterpretar músicas de diversas partes da América Latina, o curso expande o repertório e abordará a história dos ritmos, análise de letras, construção poética e contextualização sociogeográfica, política e cultural.
O cubano José Portillo, expressivo músico que acompanha o grupo da cantora Omara Portuondo, ministrará os cursos El Sabor Del Piano Cubano e Música Cubana: Fundamentos Para Tocar em Grupo. A artista expressiva Mariana Baraj conduzirá a Oficina de Canto e Percussão.
Parceria
A 41ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de várias instituições, incluindo Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Teatro Regina Casillo.
Serviço
41ª Oficina de Música de Curitiba
De 25 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024
Inscrições pelo site oficinademusica.org.br