Na cerimônia de teste da luminária inteligente 5G, nesta quarta-feira (22/6), na Prefeitura, o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, entregou a prova de conceito relativa à aplicação prática da nova tecnologia ao diretor-presidente da Ligga Telecom, Wendell Oliveira.
Conhecido como PoC (sigla em inglês para proof of concept), o documento atende as diretrizes da Política de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Curitiba.
“A política do Município busca soluções inovadoras tendo o cidadão como principal foco, ao melhorar e ampliar a prestação de serviços municipais, promovendo a democratização e a acessibilidade aos recursos tecnológicos como meio de inclusão social e econômica e como instrumento para melhorar as condições de trabalho e de vida em nossa cidade”, explicou o secretário que solicitou a prova de conceito.
Coube ao Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), organização com a qual a Prefeitura de Curitiba possui contrato de gestão, a convergência tecnológica entre o que a cidade já dispõe e a nova tecnologia.
De acordo com a PoC emitida pelo ICI, os equipamentos e serviços utilizaram os mais modernos conceitos tecnológicos envolvendo inteligência artificial, internet das coisas, videomonitoramento voltado à segurança viária e à segurança pública, iluminação pública inteligente e a nova tecnologia de conexão 5G.
A tecnologia 5G traz novas possibilidades como medições em campo para a análise da contagem de carros, ônibus, caminhões e pedestres 24 horas por dia, sete dias por semana, tempo de espera, tempo de viagem, emissão de CO2, picos de tráfego e relatórios de análise de padrões e avaliação da eficiência do gerenciamento de tráfego.