Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Acessibilidade e inclusão

Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência conhece soluções de Curitiba para o setor

Prefeito Rafael Greca recebe a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella. Curitiba, 31/10/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca apresentou e colocou a expertise de Curitiba na área de acessibilidade à disposição do governo federal. A oferta foi feita durante a visita da secretária nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Anna Paula Feminella, nesta terça-feira (31/10), no Palácio Solar 29 de Março.

“Melhorar a acessibilidade a partir das instalações do governo federal espalhadas pelo País e combater todas as formas de capacitismo estão no nosso radar. As práticas de Curitiba podem ajudar a adequar os ambientes para as necessidades de todos que os usam, sejam pessoas com deficiência ou não”, disse Feminella, que veio a Curitiba para o Fórum Municipal do segmento. O evento aconteceu durante todo o dia, no Salão de Atos do Parque Barigui.

A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência faz parte da estrutura do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Entre as metas da pasta para o segmento estão a implementação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2006 e promulgada no Brasil em 2009, e a implantação do SUD (Sistema Unificado de Deficiência).

Estratégias à disposição do País

“Queremos compartilhar a experiência de Curitiba com as cidades brasileiras e o serviço público federal, pois o bem que se faz aqui é do Brasil e pode ser aplicado em outros lugares”, disse o prefeito. Como exemplos, citou o sistema de transporte Acesso, de ida e volta das pessoas cadastradas para serviços de saúde e socioassistenciais, e a Central de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ambos são oferecidos pelo Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (DPCD).

Greca também destacou o programa de mobilidade urbana ativa Caminhar Melhor, que está reformulando e tornando acessíveis ruas centrais e dos bairros, e o Ambulatório Encantar, para o atendimento de crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e seus familiares.

Participaram do encontro a diretora do DPCD, Denise Moraes; a presidente da FAS (Fundação de Ação Social), Maria Alice Erthal; e o vereador Pier Petruzziello.

Em alta