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Transformação digital

Secretaria de Urbanismo de Curitiba presenteia Greca com balanço de resultados, em revista

Prefeito Rafael Greca recede do secretário municipal do Urbanismo, Julio Mazza de Souza, com equipe, revista com o balanço da gestão da secretaria. Curitiba, 11/12/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Integração e digitalização de serviços, simplificação de legislação e procedimentos, criação de novas ferramentas digitais: estas foram algumas das estratégias que a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Curitiba utilizou para modernizar e tornar mais eficientes os serviços prestados ao cidadão, em um processo de transformação digital na secretaria iniciado em 2017, por determinação do prefeito Rafael Greca.

Na tarde desta quarta-feira (11/12), a SMU apresentou o resultado ao prefeito, que foi presenteado com registro dos resultados positivos conquistados nestes últimos oito anos, compilados em uma revista.

“Natal é tempo de gratidão e viemos expressar a nossa. Se eu soubesse, lá em 2017, quando o senhor convocou este time, que a gente tinha de auditar todos os conselhos, transformar a consulta comercial de 40 dias para entrega imediata, que teríamos de transformar tudo que tramitava em papel em digital e que no meio de tudo isso, ainda fôssemos enfrentar uma pandemia, acho que, respeitosamente, eu iria declinar. Mas a forma com que o senhor nos deu o rumo, estimulou toda a equipe e com nosso coração de curitibano e servidor, agradecemos por fazer parte desta transformação", disse o secretário municipal do Urbanismo, Julio Mazza de Souza.

Acompanhado por representantes da equipe da SMU, o secretário destacou ainda a satisfação em concretizar, aos poucos, tantas realizações que resultam em respostas mais céleres aos curitibanos nos 145 serviços e que foram 100% digitalizados. A migração para o mundo virtual contou com a contribuição de outras áraeas, como a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), para o desenvolvimento das plataformas, e as secretarias de Finanças e Meio Ambiente, para a unificação dos serviços ao cidadão. 

"Celebramos nossa Curitiba com a casa arrumada e todas as conquistas do nosso Urbanismo, esse exemplar serviço público. Em nossa gestão, seguimos o preceito de São Francisco de Assis, de realizar as coisas aos poucos, mas bem feito. E hoje vemos que conseguimos fazer o que antes parecia impossível. Que maravilha receber esse tesouro de revista, que é um marco da história do nosso Urbanismo curitibano", disse Greca.

O prefeito determinou que cópias da revista sejam encaminhadas à Casa da Memória e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Também participaram da entrega da revista, no gabinete do prefeito, no Palácio 29 de Março, o superintendente técnico José Luiz de Mello Filippetto; a superintendente de Projetos, Mara Lúcia Ferreira; a chefe de gabinete, Marlene Dos Santos; o assessor técnico Rodrigo Tadeu Baranczuk; a diretora do Departamento de Cadastro Técnico, Aline Placha Tambosi; a diretora do Departamento de Controle e Uso do Solo, Patrícia de Morais Monteiro, e a diretora do Departamento de Fiscalização, Jussara Policeno de Oliveira Carvalho.

Abertura de empresa em 2 horas

Aos poucos, a equipe encontrou soluções para digitalizar cada um dos 145 serviços, entre parcelamento de solo, alvarás e licenças para construção e comercial, vistorias de obras, certidões, concessão de potencial construtivo, retificação administrativa, publicidade e propaganda, inteiro teor, ações de fiscalização, arte urbana, food trucks e outros.

Novas demandas

Além da transformação digital, a SMU esteve atenta para atualizar sua legislação para as novas demandas da cidade, como a criação do licenciamento para food trucks, a criação do Distrito de Mídia na Rua Marechal Deodoro e a sanção da Lei da Arte Urbana em Curitiba.

Com a integração de serviços, a SMU contribuiu para que Curitiba se tornasse uma das cidades mais rápidas do país para atender a solicitação de abertura de novas empresas: o tempo caiu de 2 meses no início de 2017 para 2 horas, em média.

Também simplificou as exigências de documentos para a regularização de imóveis em áreas de vulnerabilidade e imóveis da Cohab e para aprovação de alvarás comerciais das 606 atividades incluídas na Lei de Liberdade Econômica.

Durante a pandemia, o Urbanismo teve papel essencial na fiscalização do cumprimento das restrições a aglomerações na cidade, quando o uso de máscaras e o isolamento eram as medidas mais eficientes contra a covid-19 (antes da chegada da vacina).

Casa em ordem

No início do primeiro ano de gestão do prefeito Rafael Greca, em 2017, a Secretaria Municipal de Urbanismo criou a Comissão de Auditoria Governamental (CAG), que auditou todos os processos referentes aos pareceres dos conselhos Superior e Deliberativo do Urbanismo em trâmite naquele momento, para verificar o risco de indícios de irregularidades.

A auditoria evitou R$ 38 milhões de prejuízo ao Município caso esses processos seguissem sem a revisão, em valores referentes a potencial construtivo e ausência de medidas mitigadoras ou compensatórias.

Celeridade

Com a transformação digital, as solicitações ao Urbanismo curitibano registraram redução do tempo de resposta ao cidadão, como nos exemplos a seguir:

  • Retificação Administrativa: digitalizado em setembro de 2022, tinha uma média de 102 dias para emissão do parecer. Um ano depois, o tempo médio caiu para 30 dias;
  • O Portal de Controle de Publicidade e Propaganda, lançado em julho de 2023, reduziu o tempo médio para a aprovação do licenciamento de 93 dias para 55 dias;
  • Alvarás de Construção: o tempo médio de emissão do documento reduziu de 200 dias (agosto/2020) para uma média de 85 dias;
  • Cálculo e solicitação de Potencial Construtivo: serviço online incluso no final de 2022, com redução de 60 para 20 dias para devolutiva. Além disso, 70% dos pedidos são resolvidos de imediato: antes, era necessário solicitar o cálculo de valores, que agora feito pelo simulador do serviço;
  • Parcelamento de Solo: redução das análises das consultas de 40 para 7 dias.
  • Declarações de dados cadastrais passaram de 15 dias para emissão online e gratuita.
  • A partir de 2017 foi implantada a CPV - Consulta Prévia de Viabilidade em substituição à CPL – Consulta Prévia de Localização, com análise automática, anteriormente levava em torno de 40 dias para ser analisada.