A Secretaria de Governo Municipal (SGM), por meio dos Distritos de Manutenção Urbana (DMUs), ampliou seu escopo de atuação, incorporando serviços de melhorias e readequação de calçadas, que se somam ao tradicional trabalho realizado nas vias públicas com operações tapa-buracos, roçada e manutenção da estrutura de microdrenagem (escoamento das águas da chuva).
O objetivo é dar respostas mais ágeis e eficientes ao trabalho, que no caso das calçadas é executado no âmbito do programa Caminhar Melhor, com base em projetos elaborados pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba). O programa também conta com ações executadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Com as novas atribuições, o DMU passa a executar também serviços que incluem, por exemplo, padronização de calçadas, paisagismo, instalação de rampas de acessibilidade e alinhamento dos meios fios.
O secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, destaca que a atuação descentralizada, por meio dos Distritos, distribuídos em todas as dez regionais da cidade, dá mais agilidade ao trabalho.
“Com esse novo foco nas calçadas, ampliamos nosso atendimento à população”, afirma Jamur.
O trabalho regular das demais manutenções continua sendo realizado normalmente.
Até outubro deste ano, o tapa-buracos foi feito em 2,8 mil quilômetros de vias; a roçada em 13 milhões de metros quadrados; e foram recuperados 534 quilômetros de redes de galerias pluviais.
Rua Niterói
A Rua Niterói, importante via de ligação no Cajuru, é a primeira a receber melhorias dentro desse novo perfil de serviço.
O superintendente de Manutenção Urbana, João Carlos Vidal Filho, explica que as calçadas do trecho de 1,7 quilômetro entre a Rua Trindade e a BR-277 estão sendo requalificadas, com readequação e padronização, instalação de rampas de acessibilidade (para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) e novo paisagismo – todas as diretrizes são do Caminhar Melhor, definidas pelo Ippuc.
“A via se tornou um importante eixo viário na região com a implantação do binário com a Rua Sebastião Marcos Luiz”, diz Vidal. “As ações que estão sendo feitas agora visam garantir deslocamentos mais seguros para os pedestres.”
O pavimento da via de trânsito dos veículos já havia sido requalificado para instalação do binário.
As obras nas calçadas tiveram início em 17/11 e devem prosseguir pelos próximos 180 dias.
Trabalho amplo
A manutenção é importante para manter a estrutura da cidade em boas condições. Além dele, a administração conta com um amplo conjunto de obras implementadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, que executa programas como o de renovação da pavimentação, o próprio Caminhar Melhor (calçadas e ciclovias), entre outros.