Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Rede de Cuidado

Secretária de Desenvolvimento Humano de Curitiba reforça compromisso com Conselhos Tutelares

Reunião da secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato com conselheiros tutelares. Foto: Sandra Lima/FAS

Em reunião com conselheiros tutelares de Curitiba, a secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, destacou que a defesa dos direitos das crianças e adolescentes é prioridade absoluta da pasta. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (12/2), na sede da Fundação de Ação Social (FAS), e contou com a participação de conselheiros titulares, suplentes e servidores administrativos dos dez Conselhos Tutelares da capital.

Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, os Conselhos Tutelares, que são órgãos autônomos, passaram a ser vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH). A reunião teve como objetivo aproximar a nova gestão dos conselheiros e debater as principais demandas e desafios da área.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Amália Tortato, secretária municipal de Desenvolvimento Humano.


"A ideia desse encontro é justamente conhecer todos vocês e me colocar à disposição para ouvir suas necessidades”, disse a secretária. 

Compromisso com a infância

Entre os temas abordados durante a reunião, estiveram a necessidade de ampliação do número de conselheiros e de servidores administrativos, devido ao crescimento da cidade e da população. 

“Recebi a determinação do prefeito Eduardo Pimentel para ter um olhar cuidadoso com as pessoas, em especial com as crianças. Vamos trabalhar para que todos os serviços funcionem com qualidade para garantir os direitos de nossas crianças, dos adolescentes e de todas as pessoas mais vulneráveis”, complementou. 

Ela destacou que a pauta da criança sempre foi sua bandeira desde que atuou como vereadora na Câmara de Vereadores de Curitiba, nos últimos quatro anos. Ela é autora da Lei Heitor e Henry, que ampliou de sete para 30, o número de doenças detectáveis pelo teste do pezinho na capital.

Reivindicações

Durante a reunião, os conselheiros apresentaram demandas e esclareceram dúvidas. O coordenador dos Conselhos Tutelares de Curitiba, Jefferson Roberto Regula, conselheiro da Regional Portão, afirmou que as reivindicações serão formalizadas em um documento oficial. Ele também convidou a secretária para visitar as unidades e conhecer de perto a realidade de cada conselho. "Nosso intuito é unir forças para garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam protegidos e respeitados em Curitiba", concluiu.

Participaram também da reunião a superintendente executiva da FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira, o diretor administrativo, Eduardo Dobis Prossimo, e a coordenadora de Recursos Humanos da fundação, Valdirene Monteiro Alves Pires. E, ainda, a equipe da Assessoria dos Conselhos Tutelares, composta pelo assessor José Ronaldo de Avellar Júnior, Eloa Serpa, Luciana Faria e Simone Pires.