Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Relações internacionais

Secretaria da Educação recebe embaixador da Finlândia

Secretaria Municipal da Educação, Maria Silva Bacila, recebe o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen. Curitiba, 07/03/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

O embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, fez uma visita à Secretaria da Educação de Curitiba nesta segunda-feira (7/3). A Prefeitura de Curitiba e a Finlândia mantêm uma parceria desde o início da gestão, que já levou professores, em 2019, a conhecerem escolas finlandesas e o programa de formação de educadores naquele país.

O embaixador foi recebido pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e pelo o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

“Naquela ocasião, apresentamos o nosso modelo de desenvolvimento profissional para a Finland University, pois eles consideram nosso programa inovador, especialmente por se basear em pesquisas e constituir-se por meio da Secretaria da Educação”, explicou Maria Sílvia.

A secretária também apresentou os Faróis Móveis, que levarão às crianças da educação infantil o conceito maker dos Faróis do Saber e Inovação.

Ela destacou que a Prefeitura mantém acordo de cooperação técnica com a Finlândia para intercâmbio de profissionais e ações de formação voltadas a professores. “Também convidamos os professores finlandeses a conhecer nossa rede”, disse a secretária.

A cooperação com os finlandeses colaborou para o lançamento do projeto “Mãos na Massa – Economia Doméstica para os Estudantes da Rede Municipal de Ensino”, que estimula, há dois anos, a autonomia dos estudantes por meio de práticas pedagógicas que envolvem artesanato, gastronomia e costura.

Essas ações são desenvolvidas em ambientes adaptados e preparados para o trabalho de Práticas de Gastronomia e de Práticas de Artesanato, Costura e Customização, com base nos princípios das metodologias ativas de aprendizagem e da cultura maker.

O embaixador destacou a necessidade de resiliência durante o período de isolamento gerado pela pandemia do novo coronavírus. “Não foi fácil o ensino virtual, foi necessário, e tivemos resiliência para superar esse período”, comentou Leinonen.

Saiba mais sobre o Mãos na Massa.

Presenças

Também participaram a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; Sérgio Chamone, presidente da Câmara de Comércio Brasil Finlândia e cônsul honorário no Rio de Janeiro; Heidi Virta, chefe do Business Finland para a América Latina em São Paulo; e Maxwill Araújo Braga, presidente do Comitê de Educação da Câmara Brasil Finlândia.