“Pedagogia da Cidade Educadora” é o título do livro que a secretária municipal da Educação e doutora na área, Maria Sílvia Bacila, lançou nesta quinta-feira (9/5), na Livraria da Vila. A obra inaugura a Coleção Cidades Educadoras, da Editora Compass, com a proposta de enfatizar o papel das cidades como laboratório de aprendizagem.
Entusiasta da proposta, o prefeito Rafael Greca assina o prefácio da obra e também prestigiou o evento.
“É um livro para o mundo e que reflete a proposta pedagógica transformadora que estamos experimentando em Curitiba desde 2017, desde quando a professora Maria Sílvia me acompanha nessa jornada de inovar para ensinar. A inovação é luz”, disse Greca.
Curitiba como referência
Docente com larga experiência em ensino superior e presidente da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace), Maria Sílvia Bacila destacou o papel de sua atuação, à frente da Secretaria Municipal da Educação, na produção do livro dedicado à mãe, Célia Bacila. “É um período de repensar teorias e contribuições para a Pedagogia, a partir do conhecimento sobre a cidade”, disse ela.
A autora também destacou a importância de pensadores brasileiros como Paulo Freire, Darci Ribeiro e Anísio Teixeira na proposta de “conduzir as crianças para além dos muros da escola” e que pontua a obra.
Também participaram do lançamento de “Pedagogia da Cidade Educadora” o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e sua esposa, Paula Mocelin Slaviero; o executivo da Editora Compass, Juan Fortun; a deputada estadual Márcia Huçulak; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; e o secretário municipal da Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.