Como parte das comemorações de aniversário dos 328 anos de Curitiba, a Secretaria Municipal da Educação passa a ofertar a Escola de Pais on-line, no mesmo modelo da Escola de Pais presencial, mas na modalidade virtual devido à necessidade de cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Criada em 2019, a Escola de Pais têm como missão ajudar os pais de estudantes em inclusão a se cuidarem e assim poderem atender com mais tranquilidade o desenvolvimento dos filhos com deficiência. A iniciativa aproxima e orienta as famílias de crianças e estudantes em inclusão das unidades da rede municipal.
“Queremos cuidar do cuidador. E nada melhor do que conversar abertamente e compartilhar experiências, este é um espaço de partilha”, resumiu a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
O lançamento da Escola de Pais on-line da inclusão foi realizado nesta quinta-feira (25/3), com a primeira reunião virtual com as famílias.
Segundo a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), Gislaine Coimbra Budel, mais de sete mil estudantes são atendidos pelo departamento, seja nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), escolas e salas de recursos.
“O nosso departamento está à disposição para dar todo suporte e orientação a vocês familiares”, explicou Gislaine.
Remoto
A Escola de Pais segue o modelo do que já vinha sendo feito, desde o ano passado, para o atendimento dos estudantes dos CMAEEs e das salas de recursos. Com o isolamento social, eles passaram a ser atendidos de maneira remota, em salas virtuais, desde julho de 2020.
Durante a primeira reunião on-line com os pais, também foram esclarecidas questões sobre a programação da TV Escola Curitiba para inclusão.
A TV Escola oferta a esses estudantes aulas com adequação pedagógica veiculadas sempre aos sábados pela TV aberta ou no canal do YouTube. Todo o conteúdo produzido faz parte do currículo da rede municipal de ensino de Curitiba e é ministrado por professores do Departamento de Inclusão.
As adaptações são feitas com base nas videoaulas da semana, para que atendam às necessidades dos estudantes que têm maior dificuldade de acompanhar e realizar as atividades propostas.
Para acessar, basta ligar a TV no canal 9.2 UHF da TV Paraná Turismo, 4.2 da Rede Massa, 16.4 da TV Evangelizar ou assistir pelo computador, tablet ou celular no Youtube.
As aulas da rede pública municipal seguem no formato exclusivamente remoto pelo menos até o dia 6 de abril.
Presenças
Também participaram os superintendentes Andressa Pereira (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo) e o vereador Pier Petruzziello, líder do governo na Câmara de Vereadores, além das gerentes do DIAEE e pais e responsáveis por estudantes da rede.
Rede de Proteção
A partir da próxima semana haverá eventos on-line da Escola de Pais nas regionais com a equipe da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção (Cefar). Para a Cefar, os eventos serão de 29 de março a 9 de abril.