A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) realizaram nesta terça-feira (25/6) a formatura da primeira turma do curso de Cuidador de Pessoa Idosa. A cerimônia com 23 formandos foi no auditório anexo ao Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho.
“A capacitação integra um conjunto de metas da atual administração na promoção de ações para este público em Curitiba, reconhecida como Cidade Amiga do Idoso”, afirmou o secretário municipal de Saúde em exercício, Juliano Gevaerd. O título de Cidade Amiga do Idoso foi concedido à capital paranaense pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março deste ano.
Sezifredo Paz, diretor-geral da Feas, disse que “o curso atende a uma demanda da sociedade, com o aumento da expectativa de vida, e é uma oportunidade para quem deseja se capacitar para auxiliar familiares que não têm mais a autonomia de antes ou atuar profissionalmente na área.”
Com carga horária de 180 horas, a primeira turma teve aulas em formato híbrido (online e presencial), duas vezes por semana e à noite. A coordenadora do curso, Camilla Ferreira de Lima, destacou que o conteúdo foi organizado em módulos e utilizou metodologias ativas de ensino, privilegiando a participação e o protagonismo dos alunos.
Segundo ela, o diálogo constante permitiu que as experiências fossem construídas em grupo, especialmente durante as avaliações e discussões voltadas para a formação de competências relacionadas ao cuidado integral.
Histórias
Para Inês Nowwakoski, o curso de Cuidador de Pessoa Idosa foi “um divisor de águas”. Lidando com um quadro depressivo, Inês conheceu o serviço de voluntariado do Hospital do Idoso e, como consequência, o curso.
“O curso é maravilhoso. Renasci como pessoa e como profissional”, conta Inês, elogiando a qualidade do ensino e o foco na humanização do cuidado. “Foram profissionais com doutorado e mestrado que ministravam as aulas, além da coordenação muito humana e compreensiva.”
Marinalva Alves também ressaltou a transformação proporcionada pelo curso: “Superou as expectativas. Aprendi que, antes de tudo, é preciso aprender a cuidar de si para depois cuidar do outro.”
Conteúdo
Dividido em seis módulos com conteúdo prático e teórico, o curso foi ministrado por especialistas em geriatria e gerontologia (médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais) e contou com toda a estrutura do Cecadeh.
As aulas reforçaram orientações e cuidados com ênfase em nutrição, higiene, cuidados paliativos, manejo de idoso com demência, sinais vitais e primeiros socorros, com foco em habilidades práticas. O treinamento foi voltado às ações de cuidados e conforto do idoso, abrangendo tarefas como tomar banho, ir ao supermercado, se vestir ou se alimentar.
Segunda turma
Já está prevista a abertura da segunda turma do curso de Cuidador de Pessoa Idosa. As inscrições iniciam no próximo dia 5 de julho e as aulas estão previstas para começarem no fim de agosto. A segunda turma será 100% presencial. Ao final de cada módulo, os alunos farão visitas técnicas de observação ao Hospital do Idoso e a Instituições de Longa Permanência parceiras.
Para mais informações, acesse o link feas.curitiba.pr.gov.br/cuidador-de-idosos ou ligue para 3316-5985.
Presenças
A cerimônia ainda contou com a presença dos diretores da Feas Olavo Gasparin (administrativo-financeiro) e Tatiane Filipak (atenção à saúde); da assessora de gabinete da SMS, Raquel Cubas; servidores e profissionais de saúde.