O programa Saúde em Casa foi anunciado nesta terça-feira (29/11) como um dos 11 finalistas da 1ª edição do Prêmio de Boas Práticas em Atenção Domiciliar. A premiação será realizada no dia 16 de dezembro, em Brasília (DF). O concurso é do Ministério da Saúde.
Segundo o ministério, mais de 120 municípios se inscreveram e enviaram os vídeos sobre o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) prestado com boas práticas das equipes nas cidades ou nos estados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O vídeo "Sopro de Vida - A ventilação mecânica aplicada à atenção domiciliar" mostra como o programa usa a tecnologia de baixo custo na desospitalização de pacientes em Curitiba.
"Mostramos pacientes que provavelmente ficariam internados permanentemente em hospitais, mas encontraram no SAD segurança, acolhimento e cuidado necessário para seguir o tratamento em casa, no aconchego de suas famílias", explica a gerente do programa, Mariana Lous.
Realizado pela Fundação Estatal de Atenção à Saude (Feas), que administra o programa, com apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), o vídeo acompanha a rotina de uma das 15 equipes do SAD no município.
“O SUS se fortalece com a troca de experiências e divulgação das boas práticas aplicáveis a todas as regiões do nosso imenso país”, disse a coordenadora de Atenção Hospitalar e Internação Domiciliar da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) do Ministério da Saúde, Fernanda Hamze.
Os vídeos classificados (por ordem alfabética) foram:
- Aracaju (SE)
- Cabreúva (SP)
- Curitiba (PR)
- Itabaiana (SE)
- Pirenópolis (GO)
- Porto Alegre (RS)
- Queimadas (PB)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Santa Rosa (RS)
- Santo André (SP)
- Teotônio Vilela (AL)