Começaram nesta quinta-feira (6/3) as aulas dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde oferecidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).
A aula inaugural reuniu 95 profissionais de dez programas (seis na área médica e quatro na área multiprofissional) no auditório do Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho.
Responsável por conduzir a aula de abertura, a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, deu as boas-vindas aos novos residentes e destacou a importância da formação técnica voltada para a qualificação e a humanização do atendimento.
“Vocês estão na melhor escola, que é o SUS”, disse a secretária. “A rede SUS Curitiba vai proporcionar a vocês um ensino rico, que provavelmente não vivenciariam em nenhuma outra rede”.
A possibilidade de realizar a parte prática da formação em várias unidades da rede municipal de saúde foi o fator determinante para a escolha do programa multiprofissional em Saúde Mental pela terapeuta ocupacional Aline Neuhaus.
“Fazer a residência traz uma contribuição significativa para a carreira, e esta proposta da SMS/Feas, que permite a prática na Unidade de Estabilização Psiquiátrica e nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), faz toda a diferença”, explicou Aline.
Sobre as áreas
A residência é uma pós-graduação lato sensu. Os programas de Residência Multiprofissional em Saúde da SMS/Feas oferecem vagas nas áreas de Saúde do Idoso, Saúde da Família e Saúde Mental, todas voltadas a profissionais graduados em fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, odontologia, farmácia e nutrição. O programa também inclui a residência em Enfermagem em Urgência e Emergência.
Na área médica, são oferecidas vagas em Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Medicina de Emergência, Geriatria, Psiquiatria e Medicina Intensiva.
Presenças
Participaram a diretora de Atenção à Saúde da Feas, Marina Marcondes; o diretor executivo do Hospital Municipal do Idoso, Alberto Filipak; o diretor técnico do Hospital Municipal do Idoso, Lucio Lage; a diretora executiva do Hospital do Bairro Novo, Angelita Isabel da Silva; a gerente de Saúde Mental, Juliana Czarnobay; e os coordenadores dos programas de residência: Michelle Simão (Medicina Intensiva), Paulo Coultro (Saúde do Idoso), Franciele Menezes (Clínica Médica), Paloma Alves (Saúde do Idoso), Flávia Adachi (Saúde Mental), Rosilaine Oliveira (Enfermagem em Urgência e Emergência) e Luciana Savris (Saúde da Família).