Quem passou nesta quarta-feira (27/10) pela Rua da Cidadania do Tatuquara percebeu que o local estava diferente, decorado com balões cor de rosa, com a presença de personagens de animação, aula de ritmos e apresentação de grupo de capoeira.
Tudo isso foi programado para chamar a atenção do público da região para o Outubro Rosa, mês internacional de prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
Com a participação de chefes de núcleo e sercidores, durante duas horas, o foco foi a saúde da mulher. Para tanto, o Distrito Sanitário do Tatuquara levou à Rua da Cidadania o Consultório de Rua, um trailer convertido em consultório médico.
“Foi uma ação muito positiva. Agendamos várias mamografias e exames preventivos de colo de útero e também disponibilizamos 95 testes de HIV, sífilis e hepatites B e C”, resumiu a supervisora Luciana Kusmann.
Tempo para a saúde
Para o administrador regional Marcelo Ferraz, agora que todos estão retornando às atividades depois de um longo tempo de pandemia, é o momento certo para retomar os cuidados com a saúde.
“Muitas mulheres trabalham e são provedoras do lar, mas é preciso encontrar um tempo para cuidar da saúde. Câncer de mama e câncer de colo de útero não são brincadeira”, alertou.
Cabelo, unhas e maquiagem
Além de receber orientações sobre a saúde da mulher, a moradora do Tatuquara, Leonice de Carvalho aproveitou para fazer as unhas e cortar o cabelo. “Fiquei muito feliz. O cuidado faz bem para autoestima”, disse satisfeita.
A ação gratuita foi realizada pelo Grupo Geração Solidária. De acordo com a enfermeira aposentada Janete Rodrigues da Silva, que coordena a ong, todo o trabalho é feito por voluntários. Hoje, na Rua da Cidadania do Tatuquara, além do corte de cabelo e esmaltação das unhas, teve também sessões de maquiagem.
Nós distribuímos 20 senhas para corte de cabelo, 30 para fazer unhas e 18 para maquiagem. É um grande esforço, mas só de ver a felicidade delas já compensa”, garantiu Janete.
Drogas e violência contra mulheres
O evento contou também com a participação de uma equipe do Ônibus Intervidas do Departamento de Políticas Sobre Drogas, que atende a população vulnerável que faz uso de álcool e outras drogas e os moradores de rua.
A Secretaria de Políticas para Mulheres também enviou um ônibus adaptado com equipe multidisciplinar treinada para receber as denúncias de violência contra mulheres e para prestar primeiro atendimento.
Ritmos e capoeira
Para interagir com o público, foi realizada uma sessão de alongamento seguida de aula de ritmos, com a participação dos personagens Emília e Cuca (Sítio do Pica-pau Amarelo), Jessie (Toy Story), Olaf (Frozen), Chiquinha (Turma do Chaves) e Branca de Neve. Em seguida, teve apresentação da Associação de Capoeira Mestre Emílio. O evento teve ainda com doação de mudas de árvores frutíferas ao público.