Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aumento da demanda

Saúde contrata 355 profissionais para o SUS de Curitiba e reforça principalmente o atendimento de emergência

Saúde coloca mais 355 profissionais no SUS de Curitiba em março e abril. Foto: Divulgação

Para responder ao acréscimo na demanda por atendimento hospitalar e de emergência nos meses de inverno, quando há um aumento dos casos de síndromes respiratórias, a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) está contratando 355 profissionais para o SUS de Curitiba.

“É um esforço para atender à demanda crescente de atendimento de pacientes com síndromes respiratórias agudas, o alto número de internação por dengue, além da demanda normal das nossas unidades”, explica a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas.

A Feas é vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que estabelece as diretrizes e estratégias da área. Do total de novos contratados, 55 são funcionários administrativos e 300, assistenciais. Segundo o diretor-geral da fundação, Sezifredo Paz, há mais contratações por vir.

“A Feas tem um banco de profissionais aprovados do seu processo seletivo público (concurso), homologado no último 26 de março, que garante o chamamento de outros 182 profissionais ainda em abril”, informa Paz.

As contratações representam a recomposição das equipes, principalmente a ampliação no quadro de profissionais para a Urgência e Emergência. A expansão também representa um aumento de mais de 3.200 horas médicas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Ainda ampliamos a equipe de profissionais de enfermagem que reforçam o atendimento em Y nas UPAs”, acrescenta a diretora de Atenção à Saúde da fundação, Tatiane Filipak. O eixo Y é um modelo de triagem que separa o atendimento dos casos suspeitos de dengue e síndromes respiratórias das outras doenças.

Reforço nas UPAs

As admissões começaram ainda em março. Nos primeiros 30 dias, 173 contratações já haviam sido efetivadas. A maioria dos profissionais (119) está nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba.

Entre os dias 15 e 19 de abril, a Feas realizou dez processos convocatórios. Nesses chamamentos estão sendo contratados profissionais de farmácia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, técnico de radiologia, técnico de laboratório e assistente social.

Neste sábado (20/4), será realizada a contratação de fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos.

Para a próxima semana, o setor de Recursos Humanos realiza a contratação dos profissionais de medicina. Serão três chamamentos, entre segunda e quarta-feira, para a contratação de médicos, incluindo especialidades. No total, serão 182 profissionais contratados em abril.

Feas

A Feas é uma fundação pública de direito privado, da administração indireta da Prefeitura de Curitiba, que gerencia o Hospital Municipal do Idoso, o Hospital do Bairro Novo, o programa Saúde em Casa, 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a Unidade de Estabilização Psiquiátrica Casa Irmã Dulce.

Também faz a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Tatuquara, Boqueirão, CIC e Fazendinha; além do Complexo Regulador, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Central de Transporte Sanitário e Central Saúde Já Curitiba.

Em alta