Curitiba completa na próxima semana a convocação do grupo das crianças de 3 e 4 anos para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Na segunda (1/8) e terça-feira (2/8), 12,2 mil curitibinhas na faixa de 3 anos poderão se vacinar. A convocação é escalonada por mês e ano de nascimento (cronograma abaixo).
A vacinação contra a covid-19 continuará aberta também para as pessoas dos demais públicos já convocados e que ainda não compareceram para receber a 1ª dose, 2ª dose ou doses de reforço.
A vacinação é realizada em 107 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para crianças até 11 anos, a exceção é a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, que aplica as doses apenas em adolescentes, adultos e idosos. Veja os locais de vacinação no site Imuniza Já Curitiba.
Confira abaixo quais grupos estão sendo chamados nas repescagens e consulte aqui quantas doses de vacina anticovid cada pessoa deve tomar.
Curitibinhas protegidos
A partir de 3/8 (quarta-feira), todas as crianças que forem completando 3 anos também devem ser levadas para receber a primeira dose do imunizante.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou a convocação das cerca de 44,5 mil crianças de 3 e 4 anos em 22 de julho, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde.
Para os curitibinhas de 3 e 4 anos, a vacina utilizada é a Coronavac, com esquema vacinal em duas doses, com intervalo de 28 dias entre as aplicações.
Vacinação simultânea
Além da dose do imunizante contra a covid-19, está sendo ofertada também a vacina contra a gripe (vírus influenza), que pode ser aplicada simultaneamente, no mesmo dia da vacina anticovid. Não há mais necessidade de intervalo de 15 dias entre os imunizantes.
Também é possível receber outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização que estejam em atraso. A consulta sobre imunizantes pendentes pode ser feita pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou aplicativo), acessando a aba “Carteira de Vacinação” no item “Pendentes”.
Recomendações
Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.
Vacinação contra a covid-19 de 1º a 5/8
De segunda a sexta feira, das 8h às 17h
Confira os locais de vacinação no site Imuniza Já Curitiba
Novo chamamento
1ª dose – 3 e 4 anos
1º/8 (segunda-feira) - Crianças nascidas entre janeiro e março de 2019; e repescagens
2/8 (terça-feira) – Crianças nascidas entre abril e 2 de agosto de 2019; e repescagens*
A partir de 3/8, todas as crianças que forem completando 3 anos também devem ser levadas para receber a primeira dose do imunizante.
Repescagem contínua
As repescagens ofertam a vacina para os grupos já convocados, da seguinte forma:
1ª dose:
Pessoas nascidas até dezembro de 2018 (com mais de 3 anos e 5 meses de idade) e crianças imunossuprimidas de 3 e 4 anos;
2ª dose:
Pessoas com 5 anos ou mais;
1º reforço:
Pessoas com 12 anos ou mais;
2º reforço:
Pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais
Profissionais de saúde
Pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na 1ª dose com Janssen
Pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com imunizante e qualquer marca na 1ª dose
3º reforço
Pessoas imunossuprimidas 60 anos ou mais
Pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com Janssen na 1ª dose do início do esquema vacinal.
Importante: Para receber a 2ª dose ou as doses de reforço, é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo que a pessoa faz parte (leia mais sobre os esquemas vacinais aqui).