Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alto do pódio

Saúde bucal de Curitiba é bicampeã em prêmio nacional de Odontologia

Curitiba é bicampeã no Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia (CFO), na categoria Municípios Acima de 300 mil Habitantes. - Na imagem, Juliano do Vale. Foto: Divulgação

Curitiba é bicampeã no Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia (CFO), na categoria Municípios Acima de 300 mil Habitantes. O resultado foi divulgado na noite desta quinta-feira (20/09) pelo conselho. Os dados avaliados para a premiação são relativos ao exercício de 2017.

A primeira vitória da capital paranaense havia sido em 2012. Agora, após seis anos, Curitiba retorna ao pódio. “Este reconhecimento nos deixa honrados. Sempre deixei claro que a Saúde é prioridade para a minha gestão. Com muito esforço e planejamento, após o ajuste fiscal, conseguimos colocar a casa em ordem. E agora, começam a aparecer os frutos do trabalho realizado”, afirmou o prefeito Rafael Greca.  

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, disse que a premiação é reflexo do trabalho e dos investimentos feitos desde o início da gestão para a melhoria do atendimento na área da Odontologia na Secretaria Municipal da Saúde. "E também da dedicação dos nossos profissionais. Ficamos gratos pelo reconhecimento.”

O prêmio é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios. “É uma forma de o CFO reconhecer e agraciar os municípios que dão a devida importância à saúde bucal. Os vencedores são exemplos de boas práticas e elas precisam ser reconhecidas”, declarou o presidente do conselho, Juliano do Vale.

Entre os critérios de avaliação estão financiamento em saúde, controle social, coordenação de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

Para a disputa, os concorrentes foram divididos em três modalidades: Municípios com Até 50.000 Habitantes, Municípios Entre 50.001 a 300.000 Habitantes e Municípios com População a Partir de 300.001.

A data da cerimônia oficial de entrega do prêmio será anunciada em breve pelo CFO. Os vencedores receberão um consultório odontológico completo. Os demais classificados receberão troféus e certificados.

Rede de Saúde Bucal

Em 2017, as equipes de saúde bucal da atenção básica do município de Curitiba fizeram 1.561.747 procedimentos. A rede curitibana oferece atendimento odontológico nos 111 postos de saúde e em três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Há, ainda, atendimento hospitalar para pacientes especiais e encaminhamento para atendimento hospitalar em especialidades como Oncologia e Cirurgia Bucomaxilofacial.

Em casos de urgência e emergência odontológica, Curitiba conta com três UPAs (Boa Vista, Fazendinha e Sítio Cercado) que ofertam consulta odontológica para o período em que os postos de saúde encontram-se fechados.

Curitiba conta com 326 cirurgiões dentistas na atenção básica (postos de saúde) e 52 na atenção secundária (UPAs e CEOs). Além disso, a rede tem 175 técnicos.


Campeões

Os vencedores do Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia

Municípios acima de 300.001 habitantes

1º lugar - Curitiba (PR)     

2º lugar - Diadema (SP)

3º lugar - Florianópolis (SC)        

4º lugar - Manaus (AM)

5º lugar - Pelotas (RS)      

Municípios entre 50.001 a 300.000 habitantes

1º lugar - São Sebastião (SP)

2º lugar - Cascavel (PR)

3º lugar - Resende (RJ)

4º lugar - Chapecó (SC)

5º lugar - Sorriso (MT)

Municípios até 50.000 habitantes

1º lugar - Naviraí (MS)

2º lugar - Ibiporã (PR)

3º lugar - Porto Real (RJ)

4º lugar - Alhandra (PB)

5º lugar - Três Passos (RS)